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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Robson Rogério Gamba
Título: Utilizando Data Mart para o Desenvolvimento de Business Inteligence Aplicada a Carteira de Pedidos de uma Empresa do Setor Têxtil
 
Introdução:
O mercado vem se tornando cara vez mais dinâmico, necessitando assim que as empresas busquem ferramentas para dar-lhes diferenciais competitivos no mundo dos negócios. Com a utilização da técnica de Data Mart (DM), aliada a conceitos e ferramentas de Business Inteligence, como o cubo de decisão, é possível tornar ágil e confiável o processo de tomada de decisão.
Conforme Inmon, Terdeman e Imhoff (2001) não existe uma fórmula predeterminada para transformar as informações em vantagens de mercado. Contudo, este processo requer a analise de vários fatores, como o ambiente em que a empresa está inserida, um plano de estratégia que reflita as necessidades do mercado e que os objetivos sejam claros e possíveis de serem alcançados.
Em grande parte das empresas, as análises e tomadas de decisões são baseadas em relatórios estáticos derivado do próprio sistema. Quase não há possibilidade de cruzamento entre os dados, havendo uma individualização dos fatos dos diversos grupos administrativos. Isso significa que as empresas são ricas em quantidade de dados armazenados, mas pobre em dados úteis, oferecendo somente respostas sobre perguntas relativamente simples, conforme Oliveira (1998). Os métodos tradicionais de consultas estão se tornando inviáveis, sendo assim é necessário buscar novas técnicas para que as informações possam ser exploradas de forma a criar uma melhoria real e significativa no processo de tomada de decisão.
Tendo como base estas dificuldades, foram criados e desenvolvidos uma série de novos conceitos e técnicas para satisfazer a necessidade dos administradores de que informações pudessem gerar novos conhecimentos além daqueles que já haviam sido adquiridos com seus relatórios do sistema. Um desses conceitos foi batizado de Data Warehouse (DW), numa tradução literal, armazém de dados.
Segundo Inmon (1997), Data Warehouse é um conjunto de dados baseado em assuntos, integrado, não-volátil e variável em relação ao tempo com foco em apoio às decisões gerenciais. Os dados que lhe compõe podem ser extraídos de múltiplas fontes, tais como planilhas ou, na maioria das vezes, do próprio banco de dados operacional da organização. Esse conjunto total de dados de um DW pode ser fracionado ou operado em um nível levemente resumido que foi chamado de Data Mart (DM). Pode-se dizer que o DM é um sub-conjunto de dados de um DW, ou seja, enquanto o Data Warehouse abrange todas as áreas de interesse de uma organização, o DM opera em uma área específica, como a Carteira de Pedidos, Produção ou Financeiro
De acordo com Heil (2006), o DM é criado com o intuito de colecionar e organizar os dados, disponibilizando-os para fins de análise, concedendo aos tomadores de decisão a possibilidade de ter acesso rápido e confiável às informações a respeito do seu próprio negócio. Este tipo de dado armazenado em Data Marts é tecnicamente chamado de “dado informacional” devido ao seu propósito único de traduzir e levar as informações aos analisadores.
Para que estes tipos de dados armazenados no DM sejam visualizados, são criados o que chamamos de cubos de decisão, que cubos são um conjunto de componentes de suporte a decisões que podem ser utilizados para cruzar tabelas de um banco de dados, gerando visões através de planilhas ou gráficos, conforme Dalfovo et al (2003). Sua interpretação é semelhante à manipulação de um cubo físico, onde pode-se buscar as informações num mesmo bloco, podendo analisar as suas diferentes faces.
A fim de possibilitar a manipulação real dos dados, estes cubos são processados com sistemas On-line Analytical Processing (OLAP), que proporcionam qualidade e performance de recuperação e visualização das informações. Análises antes estáticas são visualizadas e estudadas de forma dinâmica permitindo criar visões que não podiam ser disponibilizadas. Novos conhecimentos estão sendo descobertos e aplicados da melhor maneira possível como forma de inteligência competitiva.
Desenvolvido sobre a carteira de pedidos do grupo A.M.C Têxtil LTDA, que é atualmente considerado um dos maiores grupos têxteis do país, detentor de marcas como Colcci, Menegotti Malhas e Sommer, esta ferramenta de Data Mart / Business Inteligence está ligada diretamente ao planejamento estratégico do negócio, tornando-se assim uma importante fonte de informações de nível gerencial. A necessidade da rapidez e solidez no processo de tomada de decisão foram fatores essenciais para a elaboração do projeto, desenvolvimento e implantação de soluções como o Data Mart.
A maior parte das análises para o processo de tomada de decisão da empresa são tomados com base em planilhas e gráficos que são gerados manualmente através de um processo de exportação e importação manual de dados provenientes do Enterprise Resource Planning (ERP) utilizando ferramentas não integradas ao sistema de informação atual, causando diversos problemas de compatibilidade e consistência das informações. Essa transformação dos dados está se tornando cada vez mais morosa devido ao volume e complexidade do processo, ocorrendo em certos casos de ultrapassar semanas de trabalho. Este tempo que é consumido operacionalmente na confecção de relatórios externos é tirado dos administradores, restringindo o espaço de tempo de análise de casa situação. Isto significa que os responsáveis pelas tomadas de decisões estão perdendo mais tempo elaborando seus relatórios do que efetivamente analisando-os.
Os dados disponíveis através da carteira de pedidos são responsáveis pela maior parte do estudo realizado pelos administradores, pois são sobre estes que as principais decisões tanto a nível operacional como gerencial são tomadas. É sobre ela que são previstas as metas e perspectivas de crescimento do negócio, toda a programação da produção industrial é elaborada dentre outros pontos que são revistos e definidos ao longo da análise dos dados disponíveis.
Com os fatores expostos, é criada uma base paralela à operacional para que estes dados provenientes do ERP da empresa possam ser convertidos e armazenados em um Data Mart da carteira de pedidos que tem a função de disponibilizar uma referencia ágil e confiável para relatórios e análises gerenciais.
O armazenamento destes dados no Data Mart bem como a extração dessa grande massa de informações utilizando linguagem e banco de dados Caché em conjunto com ferramentas competentes para a construção e visualização dos cubos proporciona uma perfeita integração e rapidez para disponibilizar as informações, realizar os processos de tomada de decisão e explorar novos conhecimentos, estando assim indo de encontro às necessidades e expectativas da empresa.