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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Robson Rogério Gamba
Título: Utilizando Data Mart para o Desenvolvimento de Business Inteligence Aplicada a Carteira de Pedidos de uma Empresa do Setor Têxtil
 
Conclusão:
Os conceitos de Business Intelligence, Data Marts e cubos de decisão não são mais novidade em termos tecnológicos. Com o mercado se tornando extremamente competitivo, é praticamente impossível reagir rapidamente às mudanças sem ferramentas que agilizem o processo decisório como um todo. Muitas empresas ainda não aderiram à cultura de busca de soluções e investimento na área gerencial do negócio, tecnologicamente falando. Estas mesmas empresas estarão sempre a um passo atrás de suas concorrentes e podem ter conseqüências severas.
A importância de se criar, como neste trabalho, um ambiente onde as informações possam ser exploradas em nível estratégico vai muito além de somente ferramentas. Pode-se concluir que os conceitos e tecnologias de Business Intelligence proporcionam o intercambio entre as técnicas e ferramentas que colocam a gestão de conhecimento em outro patamar. Os relatórios são elevados a outro nível de informações, onde os tomadores de decisão são capazes através do BI de reconhecer padrões e informações que antes não eram visualizadas em qualquer um dos dados disponibilizados pelo ERP da empresa.
Desenvolvendo-se e aplicando técnicas como Data Mart aliado aos cubos de decisão, procura-se melhorar o ambiente de análise através do descobrimento de informações sobre a própria organização que não podem ser extraídas das suas consultas e relatórios pré-formatados. É neste processo que as bases históricas ganham relevância no contexto da análise. A possibilidade de analisar períodos passados com a mesma rapidez de relatórios mensais muda completamente o ambiente gerencial. O fator de cruzamentos de informações também pode ser visto com uma das características mais relevantes para os usuários da ferramenta.
Portanto, talvez o ponto mais importante na implantação destas técnicas no ambiente interno da empresa não seja desenvolvimento efetivo da ferramenta. Deve também ser realizado um trabalho de conscientização e esclarecimento em torno das possibilidades e limitações de todas as funções pertinentes ao aplicativo. Os tomadores de decisão devem estar efetivamente preparados para a realização de análises com relatórios dinâmicos e terem a compreensão clara do que cada informação significa. Quando se muda a maneira de análise de qualquer empresa, deve-se realizar o maior número de conferências possíveis para que a ferramenta não gere dúvidas quanto as suas informações e caia em desuso.
Um detalhe relevante foi observado ao longo do desenvolvimento do aplicativo. Como se explora a base no grão da informação tem-se grande chance de encontrar problemas inesperados quanto aos dados ali depositados. Estas situações podem ser originadas tanto de processos realizados incorretamente sem o conhecimento dos envolvidos, ou também terem relação com o desenvolvimento das rotinas e consistências de banco de dados. Sendo assim, ouve necessidade de uma forte auditoria em todos os processos e informações envolvidas tornando também os dados operacionais mais confiáveis.
Não se pode estabelecer um fim para projetos como o de Business Intellingence ou Data Marts. Eles evoluem ao passo que as características da empresa mudam ou até mesmo com o foco de mercado adotado. Informações que hoje são imprescindíveis, em curto prazo podem não ter mais a menor importância. A sensibilidade empresarial e gerencial neste caso é fundamental para ajustar os anseios da organização com as funções que podem ser fornecidas por essa ferramenta.
Como um todo, pode-se observar que os objetivos e metas traçados para esse projeto foram cumpridos. As informações foram levantadas e foi composto o ambiente de análise baseando em conceitos de BI, desenvolvendo um Data Mart com informações relativas à carteira de pedidos.
Foram também criadas configurações para que as exportações de dados fossem ajustadas com o objetivo de criação dos cubos de decisões. Permitiu-se que os executivos visualizarem as informações dinamicamente, consultado os mais diversos níveis de agregação diminuindo e aumentando a granularidade das informações com a possibilidade de gerar graficamente as informações contidas nos seus relatórios.