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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Paulo Roberto Perondi
Título: Editor Gráfico de Ruas para o Sistema de Tráfego de Automóveis em uma Malha Rodoviária Urbana: Versão 3.0
 
Introdução:
A tecnologia avança rapidamente, trazendo consigo as facilidades do mundo moderno. Entretanto, quando em demasia, pode dar origem a problemas bastante conhecidos do cotidiano. Um exemplo disso é o constante aumento do número de veículos automotivos registrado nas estradas, principalmente no perímetro urbano das grandes cidades. Este aumento é resultado, em parte, da grande oferta de mercado, o baixo custo dos veículos e as condições facilitadas oferecidas aos consumidores. Um agravante desta situação é o mau planejamento das vias urbanas, o que contribui para os engarrafamentos e altos índices de poluição sonora e ambiental. Conforme crescem estes números, surge a necessidade de planejamento urbano e das suas vias. Este tende a ser mais eficaz quando utiliza ferramentas que permitam o controle e visualização das variáveis envolvidas. O uso da informática nestas situações já é bastante comum e também tem se desenvolvido neste segmento, como pode ser verificado em Caliper Corporation (2006). Considerando estes fatos, Freire (2004) desenvolveu um simulador de tráfego viário, que realiza simulações do trânsito em relação a uma malha previamente definida. Esta, por sua vez, é representada na forma de um arquivo texto contendo as coordenadas das vias. Em decorrência a esta situação, surgiu a necessidade do desenvolvimento de um Editor Gráfico de Malhas Rodoviárias (EGMR) a fim de facilitar a criação dos mapas a serem simulados. Bertoldi (2005) apresenta a versão 1.0 deste editor e Froeschlin (2006) descreve a versão 2.0 com algumas melhorias e novas funcionalidades. Este editor proporciona um desenho mais fácil e intuitivo das vias e, posteriormente, salva a malha desenvolvida em um arquivo texto, seguindo o formato definido por Freire (2004). A ampla gama de possibilidades oferecidas neste contexto permite a continuidade dos trabalhos a fim de adicionar novas funcionalidades ao software em questão, facilitando a representação de cenários do mudo real. Este trabalho apresenta o desenvolvimento da terceira versão do EGMR, demonstrando as novas características e ferramentas incorporadas.