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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Paulo Roberto Perondi
Título: Editor Gráfico de Ruas para o Sistema de Tráfego de Automóveis em uma Malha Rodoviária Urbana: Versão 3.0
 
Conclusão:
No presente trabalho foi apresentado o desenvolvimento do EGMR 3.0, com algumas melhorias e adaptações, a fim de torná-lo mais dinâmico e facilitar o desenho de malhas. O código fonte, além de bastante documentado, foi totalmente convertido para a linguagem Java, com o auxílio da IDE NetBeans, sendo que agora sua execução pode ser feita também em outros sistemas operacionais. Para tanto foi necessária a utilização da API JoGL, que fornece meios para utilizar as rotinas de OpenGL com Java. A JoGL mostrou-se bastante eficaz e completa, entretanto, as funções do OpenGL somente são disponíveis a partir dos métodos init, reshape e display. Por isso, muitas funções, como a localização do clique do mouse no contexto da OpenGL, só podem ser realizadas dentro da classe que implementa GLEventListener, dificultando a estruturação e a leitura do código. O formato do arquivo da malha passou a ser XML, o que é feito através da biblioteca XStream, a qual se mostrou bastante útil e eficaz. A estrutura da malha passou a representar um grafo, permitindo que trechos sejam movidos e suas ligações com o restante da malha não sejam perdidas. Os trechos desenhados com a ferramenta de Bézier não são compatíveis com as versões anteriores do EGMR, portanto, quando o arquivo for salvo em formato texto, estas serão perdidas. Os objetivos do trabalho foram alcançados, entretanto algumas limitações apareceram, e não houve tempo hábil para a sua correta solução. São elas: a) as curvas de Bézier são trechos independentes e não são conectadas com os trechos normais; b) não foram obtidos resultados satisfatórios na representação desta curva em 3D, afinal, tratando-se de uma linha, ela não é corretamente visualizada em perspectiva; c) o cálculo de interseção de um ponto um uma curva também não foi implementado devido a sua complexidade. Com isso não são realizadas quebras de trechos nestes pontos; d) também não são calculadas interseções entre trechos inclinados, pois muitas verificações precisam ser realizadas. A simples quebra do trecho não é suficiente para corrigir este problema. O software tem se mostrado bastante eficiente nos testes, permitindo que sejam representados muitas cenas reais, entretanto, para melhorar seu desempenho, é aconselhável que seja utilizado em computadores equipados com uma placa para aceleração gráfica.