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Resumo
 
 
Acadêmico(a): Lucas Vanelli dos Santos
Título:  CAMISA10: aplicativo colaborativo para gerenciamento de patotas 
 
Resumo:
Este trabalho apresenta o levantamento de informações, especificação, desenvolvimento e
operacionalidade de um aplicativo colaborativo para o gerenciamento de grupos de patota,
chamado Camisa10. O objetivo principal do trabalho é desenvolver um aplicativo móvel que
permita a criação e o gerenciamento de grupos de patota de forma colaborativa, possibilitando
que as pessoas colaborem umas com as outras. A Colaboração pode ser compreendida pelo
Modelo 3C de Colaboração, que é formada pelos pilares da Comunicação, Cooperação e
Coordenação, bem como pelo mecanismo de percepção. A Comunicação está presente nas
conversas via chat, no ranking das melhoras notas disponibilizadas, na apresentação do local
do jogo por meio de um mapa, no compartilhamento do convite para os jogos por meio de
rede social e na visualização das notificações e dos pagamentos realizados. A Cooperação
pode ser vista quando os usuários atribuem notas para os participantes da patota, realizam
tanto o check in como o sorteio dos times. Já a Coordenação é realizada por meio da
confirmação do pagamento e do gerenciamento dos participantes que são excluídos do grupo.
No desenvolvimento do front-end do aplicativo utilizou-se o framework Flutter, os conceitos
de Material Design para a criação da interface e a linguagem de programação utilizadas foi o
Dart. Já no back-end, as funções do servidor foram implementadas na plataforma Firebase,
utilizando o serviço Firebase Authentication para administração de contas de usuários e
Firebase Firestore Database para a utilização de um banco de dados no modelo Not Only
Structured Query Language (NoSQL). As funções de visualização de mapas foram
implementadas por meio das Application Programming Interfaces (API) disponibilizadas pelo
Google Maps API no framework Flutter. O levantamento de informações foi feito por meio de
buscas na literatura sobre aplicativos de grupos de esporte. Além disso, para confirmar se os
objetivos foram atingidos e analisar e avaliar a usabilidade, a comunicabilidade e a
experiência das interfaces desenvolvidas e de suas funcionalidades foi utilizado o Método
Relationship of M3C with User Requirements and Usability and Communicability
Assessment in groupware (RURUCAg). Com os resultados alcançados por meio da avaliação
foi possível identificar que os objetivos do trabalho foram atingidos, além de identificar
pontos de melhoria e extensões.