Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Lucas Vanelli dos Santos
Título:  CAMISA10: aplicativo colaborativo para gerenciamento de patotas 
 
Conclusão:
Este trabalho de conclusão de curso apresenta o aplicativo Camisa10, que tem como
objetivo geral disponibilizar um aplicativo colaborativo para gerenciar grupos de patota,
propiciando interação e colaboração entre os participantes deste grupo. Por meio das
avaliações realizadas pelos usuários na seção 3.3.1 foi possível comprovar que o objetivo
geral do trabalho foi alcançado, assim como os objetivos específicos. A seguir são descritos
os objetivos específicos alcançado no desenvolvimento do trabalho.
Com relação ao objetivo específico de disponibilizar interface colaborativa para
auxiliar as pessoas na organização dos grupos e na interação entre os participantes da patota,
fundamentada no Modelo 3C de Colaboração (M3C), por meio da Comunicação,
Coordenação e Cooperação das atividades realizadas foi alcançado com as funcionalidades
implementadas no aplicativo Camisa10. Ao utilizar o Modelo 3C de Colaboração foi possível
oferecer a Cooperação por meio da avaliação disponibilizada para os participantes do grupo
podendo ser visualizado um ranking com as melhores pontuações, com a confirmação de
presença nos jogos, que é feita por cada participante da patota, com o sorteio dos times que
possibilita qualquer participante da patota montar o time para o jogo e a possibilidade de os
participantes poderem adicionar participantes na patota.
A Comunicação ocorre pela disponibilização de um chat privado ou entre o grupo,
fazendo com que os participantes pudessem interagir por meio do aplicativo. A Comunicação
também foi disponibilizada por meio das notificações apresentadas no dia do jogo quando o
participante confirma a presença. Além disso a Comunicação está presente no envio de
convites via WhatsApp, na visualização do local da partida e do ranking disponibilizado. Já a
Coordenação é realizada pelo administrador do grupo, que é responsável por confirmar os
pagamentos dos participantes, assim como também ocorre pela possibilidade de o
coordenador excluir qualquer participante da patota. Os usuários do aplicativo tiveram a
Percepção de cada uma das atividades desempenhada por eles, assim como das atividades
realizadas pelos outros usuários.
Portanto, o aplicativo foi construído com base no M3C que proporciona um ambiente
para que as pessoas possam interagir, comunicar, cooperarem entre si visando alcançar um
objetivo em comum. Nesse sentido, o trabalho visa organizar grupos, promover a interação
entre os participantes, permitindo que os usuários participem de grupos de patotas e
promovam partidas a partir do aplicativo.
O objetivo específico de analisar e avaliar a usabilidade, a comunicabilidade e a
experiência das interfaces desenvolvidas e de suas funcionalidades, pelo método Relationship
of M3C with User Requirements and Usability and Communicability Assessment in
groupware (RURUCAg), de acordo com padrões de usabilidade como as heurísticas de
Nielsen, do M3C, das expressões de comunicabilidade e de suas funcionalidades foi
alcançado pela aplicação, análise e discussão realizada, conforme apresentado na seção 3.3.1.
A avaliação foi realizada com a elaboração de perguntas baseadas nas heurísticas de Nielsen,
com as expressões de comunicabilidade e com o Modelo 3C de Colaboração. Com essa
avaliação foi possível obter opiniões dos usuários, possibilitando especificar melhorias que
podem ser aplicadas no aplicativo desenvolvido. Foi possível perceber que as avaliações dos
usuários foram positivas em sua maioria, confirmando que tanto os objetivos específicos
como o objetivo geral do trabalho foram alcançados.
A fundamentação teórica foi baseada nos aplicativos que permitem a criação de grupos
esportivos proporcionando Comunicação, Cooperação e Coordenação entre os usuários. A
utilização do Modelo 3C de Colaboração permitiu a implementação dos requisitos funcionais,
requisitos não funcionais e das regras de negócio. Por fim, a fundamentação relacionada ao
Material Design e interfaces amigáveis, Flutter e o Método RURUCAg contribuíram para
criar a base de conhecimento necessária para aplicação das funcionalidades, visando obter
uma boa usabilidade e experiencia ao utilizar o aplicativo desenvolvido.
O trabalho desenvolvido traz como contribuição acadêmica a possibilidade de
utilização do trabalho como fonte de informações para construção de um aplicativo construído
com base no M3C voltado a interação entre um grupo esportivo, podendo ser utilizado como
fundamento para novas pesquisas. Além disso, o trabalho também contribui em apresentar o
Método RURUCAg, que poderá ser utilizado em trabalhos que queiram avaliar a experiência
do usuário, a usabilidade e a comunicabilidade das interfaces desenvolvidas, bem como de
suas funcionalidades.
Como contribuição social, este trabalho se destaca em apoiar a conectividade entre
pessoas com o mesmo interesse esportivo e permitir que elas possam se conectar e realizar sua
prática esportiva em grupo. Já como contribuição tecnológica pode-se destacar o
desenvolvimento de um sistema de ranking, utilizando o framework Flutter. Além disso, o
banco de dados utilizado é o Firebase projetado para se integrar com aplicativos web e móvel
com Software Development Kit (SDKs). O trabalho desenvolvido também visa contribuir
com o desenvolvimento de uma integração com o Google Maps utilizando o plugin
geolocation disponibilizado para o Flutter. Cabe destacar a contribuição do desenvolvimento
da solução ser construída com base no M3C e as interfaces serem construídas com base nos
padrões do Material Design.
As principais dificuldades encontradas no desenvolvimento do trabalho foram
percebidas em diferentes etapas. No desenvolvimento, as dificuldades foram a implementação
do código fonte e das telas do chat e a visualização das notificações, essas funcionalidades
proporcionam a Comunicação entre os usuários do aplicativo. O desenvolvimento do mapa
exigiu um esforço maior na parte em que a localização atual do dispositivo fosse carregada no
momento da abertura do mapa. A utilização dos serviços do Firebase também exigiu um
grande esforço na parte de configurações do projeto. O esforço exigido para conseguir
participantes na realização das avaliações também foi grande. Nas metodologias utilizadas,
percebeu-se a necessidade de manter atenção em oferecer um aplicativo que ofereça uma
comunicabilidade e experiência de uso das interfaces desenvolvidas utilizando o Método
RURUCAg. Por meio das avaliações e feedbacks foi possível identificar melhorias e
extensões para o trabalho, que estão apresentadas a seguir.
EXTENSÕES
Como extensões para este trabalho é sugerido:
a) disponibilizar o aplicativo na plataforma iOS;
b) incrementar mais informações dos jogadores;
c) otimizar a quantidade de cliques na tela para acessar as funcionalidades;
d) tela inicial aberta com as opções do menu;
e) melhorar o layout do aplicativo;
f) realizar pagamento por meio do aplicativo;
g) incrementar o sistema de notificações para o chat.