Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Resumo
 
 
Acadêmico(a): Caroline Batistel
Título: Estudo de tecnologias assistivas para deficientes visuais aplicadas a plataforma FURBOT
 
Resumo:
Este artigo apresenta o desenvolvimento de um protótipo para o jogo Furbot que visa criar
acessibilidade para pessoas cegas ou com baixo grau de visão. O protótipo desenvolvido utiliza o RT-Voice
Pro, uma ferramenta text-to-speech, para situar os usuários, e uma série de alterações, como limitar o
espaço visível em tela, e novas funções para nivelar o grau de dificuldade entre jogadores com visão normal
e com limites de uso. O desenvolvimento foi realizado em Unity, utilizando como base a versão 3.0 do jogo
Furbot. Foram realizados testes com cinco usuários, sendo um deles com baixa visão e entre estes usuários
alguns já haviam tido contato com o Furbot em versões anteriores. No geral os usuários testados
aprovaram o protótipo desenvolvido e indicaram as novas funções como uteis