Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Resumo
 
 
Acadêmico(a): Guilherme Diegoli Neto
Título: SIMULAÇÃO DE DINÂMICA DO RELEVO ATRAVÉS DA TRANSFORMAÇÃO DE MAPAS DE ALTURA
 
Resumo:
A paisagem do planeta Terra encontra-se em constante mudança devido à ação de diversos processos de dinâmica de relevo, sendo que muitos destes carregam consequências para a sociedade, sendo de interesse o seu entendimento. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma aplicação que permite a criação e visualização de uma paisagem virtual, a criação de algoritmos que representem processos de dinâmica de relevo em tempo real e a obtenção de informações sobre uma paisagem a qualquer momento. As paisagens são representadas computacionalmente como matrizes de alturas e os algoritmos são baseados nos algoritmos de transformação de imagens. São analisados dois algoritmos de simulação dos processos de erosão térmica (deslizamentos) e erosão hídrica utilizados em geração procedural de terreno e então são realizadas diversas adaptações nos algoritmos para permitir parametrizações baseadas na profundidade do solo, tipo de superfície e sua humidade. A aplicação destes algoritmos apresenta resultados que podem ser esperados de uma ocorrência real, embora de uma forma altamente simplificada. Embora a escolha da plataforma de renderização tenha impactado o desempenho final da aplicação, o modelo de simulação se mostrou viável, com possibilidade de expansões ou até mesmo a criação de algoritmos similares não explorados neste trabalho.