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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Guilherme Diegoli Neto
Título: SIMULAÇÃO DE DINÂMICA DO RELEVO ATRAVÉS DA TRANSFORMAÇÃO DE MAPAS DE ALTURA
 
Conclusão:
A aplicação resultante do desenvolvimento visto neste trabalho permite a visualização, carga e salvamento de mapas de altura, alteração de sua superfície, execução de dois algoritmos de transformação baseados em processos de dinâmica de relevo reais e opções de visualização do estado do relevo a qualquer momento. A simulação, embora ainda esteja longe de oferecer uma representação detalhada e precisa dos processos que ela representa, resulta em uma visualização condizente com a realidade. A atualização do relevo em tempo real possibilita uma visualização dos processos mais acessível do que simuladores tradicionais. No entanto, essa funcionalidade também causa um grande impacto no desempenho da aplicação e limita a complexidade das transformações executadas. A escolha da plataforma Unity praticamente eliminou a necessidade de se desenvolver um motor de renderização de terreno, mas ela não se encontra otimizada para uma aplicação que necessite de atualizações frequentes no relevo, tendo uma pequena pausa na visualização durante estas atualizações que resulta em execução lenta ao se selecionar maiores velocidades de simulação. A visualização da paisagem virtual apresenta desempenho satisfatório enquanto a simulação estiver inativa. A câmera pode ser controlada com o mouse ou teclado, permitindo movimentos de translação, rotação em torno do ponto de foco e aproximação/afastamento, oferecendo uma possível visualização de qualquer ponto da paisagem. A representação da paisagem é simples, tendo em vista que a qualidade gráfica não foi um dos objetivos principais do projeto. A captura de estatísticas oferece informações detalhadas que permitem ao usuário avaliar as alterações que ocorreram durante a simulação. No entanto, os valores exibidos não são refinados, o que pode dificultar o seu entendimento. Já os mapas de calor não oferecem dados com o mesmo nível de detalhamento, mas permitem uma visualização da informação localizada sobre a paisagem, sendo de mais fácil entendimento. De uma forma geral, a aplicação comprova que existe viabilidade do uso de algoritmos de transformação de matriz como simulação de processos de relevo em tempo real, embora com seus limites. Este formato de simulação é de simples desenvolvimento e pode ter aplicações didáticas ou lúdicas, onde a aparência e abrangência da simulação tenham maior prioridade que sua precisão.