Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Resumo
 
 
Acadêmico(a): Filipe Rodrigo Miguel
Título: IRIS: PLATAFORMA PARA TRIAGEM DE DEFICIÊNCIAS VISUAIS DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR
 
Resumo:
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma plataforma para dispositivos móveis Android, voltada para triagem de anomalias visuais para crianças em idade escolar. Tal plataforma, permite ao corpo docente de uma instituição de ensino ou da secretaria de educação municipal o cadastro de testes a serem aplicados nas escolas. Após a aplicação dos testes, a plataforma disponibiliza relatórios detalhados sobre o desempenho dos avaliados para cada teste, permitindo o acompanhamento da evolução do aluno em determinado exame, sendo ilustrado na forma de gráficos. A partir desses dados, a idéia é que os responsáveis possam ter evidências mais concretas para avaliar a performance dos alunos e tomar as ações mais concisas em benefício dos estudantes. Apesar do desenvolvimento da plataforma ter sido focada para triagem de anomalias visuais nos alunos, é permitido o cadastro de novos testes de qualquer temática, não necessariamente para deficiências visuais, podendo ser utilizada para cadastrar provas ou tarefas das mais diversas matérias escolares, para fixação de conteúdo e análise de desempenho. A plataforma foi desenvolvida com o framework Phonegap e seus plugins, utilizando as tecnologias web tais como HTML, CSS, Javascript e AngularJS, além do framework Ionic. Os resultados dos testes da plataforma pelos usuários mostraram que a platafora é capaz de auxiliar em diagnósticos de distúrbios visuais de baixa ordem e daltonismo porém, não serve como diagnóstico conclusivo. Os usuários julgaram interessante poder salvar os resultados e acompanhar a evolução de possíveis distúrbios para que com essa informação inicial possam agir mais assertivamente sobre os casos mais evidentes, visto que não há opções acessíveis conhecidas para realizar o diagnóstico de anomalias visuais em escolas