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Resumo
 
 
Acadêmico(a): Carlos Eduardo Trentin
Título: CHATTERBOT PARA AUXILIAR O USUÁRIO NO ATENDIMENTO AO PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO DE SOFTWARE
 
Resumo:
A pesquisa descrita neste trabalho apresenta o desenvolvimento de um chatterbot para auxiliar o usuário no atendimento ao processo de atualização de versão de software. O usuário pode interagir com o chatterbot e sanar suas dúvidas. A partir de uma página web. Visando facilitar a interação, caso o usuário pergunte alguma informação que o chatterbot não consiga responder, é iniciado um diálogo com hiperlinks. Para a criação de hiperlinks, o interpretador responsável consulta a base de conhecimentos e faz uso de tags especificas para montar as respostas. Todas as possibilidades de respostas que o chatterbot pode fornecer está na base de conhecimentos desenvolvida utilizando AIML. Devido a não existir uma ferramenta que auxilie na criação de base de conhecimentos AIML, a criação teve que ser feita manualmente, necessitando de um grande tempo e esforço para a mesma. Também, foi perceptível a dificuldade de respostas para erros de digitação, necessitando a criação de vários padrões de domínios semelhantes para as respostas. Apesar disso, os resultados apresentaram indicativos de que os objetivos foram alcançados, uma vez que foi possível a interação do usuário com o chatterbot para auxiliar o atendimento ao processo de atualização de versão de software.