Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Resumo
 
 
Acadêmico(a): Juliana Carolina Batista
Título: ROBOTOY: FERRAMENTA PARA ENSINO DE PROGRAMAÇÃO PARA CRIANÇAS USANDO ROBÔS ARDUINO
 
Resumo:
Este trabalho apresenta uma extensão de uma ferramenta voltada para o ensino de programação para crianças. A ferramenta consiste em um compilador que através de uma linguagem de programação textual e simplificada, a Robotoy, permite a escrita de programas para serem enviados e executados por robôs. Originalmente, os programas eram executados em robôs do tipo Lego Mindstorms NXT. Com a extensão proposta, a ideia é que um mesmo programa possa ser executado tanto em robôs do tipo Lego Mindstorms NXT como em robôs construídos com base na placa Arduino Mega 2560. Para isto, basta o programador configurar a plataforma utilizada para montagem do robô, além de informações referentes aos componentes que o constituem. Assim, através dos comandos disponibilizados pela linguagem é possível enviar instruções para o robô executar, tais como: andar, parar, identificar cores, entre outras. Destaca-se ainda que a inclusão da plataforma Arduino, uma opção mais acessível devido a sua característica de hardware e software livre, se deve ao fato de que boa parte das instituições de ensino deixam de adotar o ensino de robótica em razão do alto custo dos kits proprietários, como o kit da Lego, por exemplo. Por fim, no intuito de validar o funcionamento da ferramenta e do robô montado, foram feitos testes e observou-se que o robô foi capaz de executar todos os comandos da linguagem, apesar de apresentar algumas limitações quanto à movimentação e o cenário no qual foi inserido.