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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Juliana Carolina Batista
Título: ROBOTOY: FERRAMENTA PARA ENSINO DE PROGRAMAÇÃO PARA CRIANÇAS USANDO ROBÔS ARDUINO
 
Conclusão:
Este trabalho apresentou o desenvolvimento de uma extensão da ferramenta Robotoy que teve como objetivo adicionar suporte ao Arduino, como plataforma de programação, à ferramenta. Neste sentido, foram feitas as adaptações necessárias para a ferramenta possibilitar a configuração de um robô do tipo Arduino, bem como, a geração de código para a linguagem do Arduino a partir da linguagem Robotoy. Também foi feita a montagem de um robô com base na placa Arduino Mega 2560, sendo que o modelo de robô montado possui todos os componentes necessários para executar os comandos disponíveis na linguagem Robotoy. Apesar disso, é possível fazer a montagem de robôs mais simples, com menos componentes. No entanto, se os programas elaborados contiverem ações que dependam de componentes que não estiverem presentes na montagem do robô, estes não serão executados. Além disso, também foi feita a implementação de um mecanismo para implantar o código gerado no robô, que é feito através da ferramenta Robotoy com o auxílio da IDE do Arduino. Com relação aos experimentos realizados, no que diz respeito à geração, implantação e execução dos programas no robô, concluiu-se que os objetivos do trabalho foram alcançados. Embora tenham sido constatadas algumas limitações quanto à mobilidade do robô e o ambiente ao qual ele é inserido, o mesmo foi capaz de executar todos os comandos disponíveis na linguagem Robotoy. Além disso, como era esperado, a montagem de um robô com base na placa Arduino se mostrou uma alternativa mais barata para construção de robôs, se comparada a montagem de robôs utilizando-se a plataforma Lego Mindstorms NXT.