Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Resumo
 
 
Acadêmico(a): Sabrina Roseni Cabral da Silva
Título: PROTÓTIPO DE SISTEMA PARA APOIO À AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA CLÍNICA
 
Resumo:
A psicopedagogia é uma área de estudo que vem crescendo e despertando o interesse de muitos profissionais nos últimos anos. A maioria destes profissionais realiza o controle dos pacientes e atendimentos de forma manual, dispendendo tempo e espaço desnecessários para o armazenamento e organização de documentos que, isolados, não oferecem informações para uma avaliação psicopedagógica precisa. O objetivo do presente trabalho é apresentar um protótipo de sistema que auxilie o psicopedagogo clínico na avaliação de pacientes com dificuldades de aprendizagem e em fase de alfabetização. O protótipo possibilita o registro de pacientes, contratos e planejamentos, além de informatizar a entrevista de anamnese com os pais e calcular a modalidade de aprendizagem identificada na Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA). Também foram informatizados os testes de lateralidade e de compreensão da palavra escrita. O protótipo foi implementado na linguagem Java voltada para web com a biblioteca Primefaces, utilizando Hibernate para persistência de dados. O resultado da EOCA e do teste de lateralidade são obtidos através de regras de produção, implementadas com o uso da ferramenta Drools. Por meio da avaliação de três psicopedagogas foi identificado que o protótipo atendeu os objetivos propostos e informatizou 76,6% de todos os processos de atendimento psicopedagógico realizados atualmente de forma manual. Diante disto, neste trabalho são apresentadas sugestões de ampliação das funcionalidades voltadas à avaliação psicopedagógica visando total abrangência dos processos manuais.