Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Sabrina Roseni Cabral da Silva
Título: PROTÓTIPO DE SISTEMA PARA APOIO À AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA CLÍNICA
 
Conclusão:
O campo da psicopedagogia, apesar de recente, vem crescendo e sendo cada vez mais útil no tratamento de dificuldades de aprendizagem em crianças. A cada ano, novos profissionais são formados em psicopedagogia clínica e boa parte é inserida em clínicas que oferecem atendimento multidisciplinar, trabalhando em conjunto com psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, etc.
O presente trabalho visava implementar, através dos conhecimentos obtidos com profissionais da área, um sistema que oferecesse ao psicopedagogo informações organizadas referentes à avaliação de pacientes, centralizando estas em uma aplicação intuitiva e inteligente. Desta forma, o objetivo geral e os específicos foram atendidos, visto que o protótipo foi implementado conforme as sugestões obtidas pelos profissionais através de funcionalidades informatizadas que reduzem o tempo gasto pelo psicopedagogo com registros manuais. A solução desenvolvida também disponibiliza um relatório com todas as atividades realizadas com cada paciente desde o primeiro atendimento.
Diante disto, percebe-se que o trabalho voltou-se não apenas à avaliação psicopedagógica, mas também, e em maior parte, ao atendimento em si, ao dia a dia do profissional, facilitando as operações diárias do mesmo, realizadas com pacientes com diversas características devido à abrangência das funcionalidades.
Apesar da escassez de trabalhos semelhantes a este no mercado, através das avaliações das psicopedagogas identificou-se uma necessidade de ampliação do sistema para que este atenda quase integralmente a fase de avaliação psicopedagógica por meio da inclusão de novos testes, citados na seção 3.4.2. Contudo, os resultados finais foram satisfatórios e entende-se que atingiram as maiores necessidades dos profissionais da área.