Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Resumo
 
 
Acadêmico(a): James Perkison Montibeler
Título: VISEDU-CG: APLICAÇÃO DIDÁTICA PARA VISUALIZAR MATERIAL EDUCACIONAL, MÓDULO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA
 
Resumo:
Este trabalho apresenta a implementação de uma aplicação web voltada ao aprendizado de computação gráfica com foco nos conceitos de câmera, grafo de cena e transformações geométricas, denominada VisEdu-CG. Sua construção é baseada em alguns conceitos de informática na educação, tornando o seu uso mais intuitivo e eficiente. A biblioteca Three.js é utilizada como ponto fundamental para montar o editor de exercícios da aplicação e visualizar o resultado desses exercícios no espaço 3D. A aplicação disponibiliza um jogo de encaixe de formas geométricas, onde é possível realizar exercícios através de peças que se encaixam coerentemente. Cada peça trabalha com um conceito específico de computação gráfica: câmera, transformações geométricas, grafo de cena e objeto gráfico (que na aplicação é representado por um cubo). Essas peças são apresentadas em um editor, onde é possível criar peças e encaixá-las umas às outras. Conforme as peças são encaixadas, é possível visualizar o resultado gráfico obtido pelos encaixes em um espaço 3D. Ao selecionar uma peça, é possível visualizar o código em Java (utilizando a biblioteca JOGL) que é necessário para reproduzir o conceito representado pela peça, auxiliando o aluno a compreender a ordem lógica dos comandos utilizados para o desenvolvimento da cena. Na análise de desempenho o Firefox foi avaliado como o melhor navegador para uso da aplicação, por suportar a maior quantidade de peças em um mesmo exercício. A análise de usabilidade foi feita a partir de um questionário respondido por alunos da disciplina de computação gráfica, que demonstrou um desempenho muito bom da aplicação e trouxe várias contribuições de melhorias.