Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Resumo
 
 
Acadêmico(a): Wagner Jean Reetz
Título: Jogo de Letras/Números voltado para Tecnologia Assistiva no Android
 
Resumo:
Este trabalho apresenta a especificação e implementação de um protótipo de jogo 2D para plataforma Android voltado para tecnologia assistiva, onde é explorado o aspecto pedagógico/lúdico em computação aplicada. Neste jogo o usuário terá a possibilidade de aprender a escrever todos as letras do alfabeto e também os números. Estas possibilidades de aprendizagem estão separadas em planos, que são: letras maiúsculas, letras minúsculas e números. Os planos além de servirem para agrupar as pranchas, também serviram para permitir integrar o material desenvolvido neste trabalho com o projeto Tagarela. O jogo também possibilita ao usuário a criação de planos customizados, onde usuário deverá informar um texto qualquer e o jogo irá montar o plano com base nos símbolos dos planos padrões da aplicação. A avaliação deste trabalho foi realizada com base em testes qualitativos por uma professora de apoio pedagógico a crianças com necessidades especiais. Neste jogo também são aplicados conceitos e técnicas de modelagem orientada a componentes, onde o objeto gráfico desenvolvido é independente e capaz de ser acoplado em outros locais do cenário da aplicação.