Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Sílvia Hêdla Correia de Sales
Título: Animação de uma Marionete Virtual, a partir de um Sistema Óptico de Captura de Movimento Humano, sem Utilização de Marcações Especiais
 
Conclusão:
O presente trabalho discutiu o desenvolvimento de um protótipo de software para animação de personagens humanos virtuais com captura ótica de movimento sem utilização de marcações especiais sobre o corpo do ator. No protótipo, foi implementada a estimação das principais partes do corpo humano a partir de um arquivo de vídeo que contém uma pessoa em movimento. O ator deve está em pé, preferencialmente de frente para câmera. A principal dificuldade da estimação da posição das partes do corpo do ator se dá devido à grande variedade de posturas que o corpo humano pode assumir, e à falta de marcação no corpo do ator, que possa servir como sinal na identificação.
Em um dos arquivos de vídeo usado como entrada de dados notou-se a ausência da estimação do posicionamento da mão esquerda do ator em 15% dos frames, o posicionamento da mão direita e o pé esquerdo em aproximadamente 10%, e o posicionamento do pé direito em 5% dos frames que compõe o arquivo. Nos frames onde não foi possível estimar a localização, foram utilizados métodos de interpolação para gerar uma posição intermediária, utilizando os frames anterior e posterior ao frame no qual a posição não foi encontrada. Esta etapa muda o efeito visual na animação gerada, pois em alguns frames uma das partes desaparecia da animação.
Na etapa de animação da marionete virtual foi observada uma instabilidade nos movimentos do personagem, este problema foi amenizado através do uso de métodos de ajustes de função.
O protótipo conseguiu realizar o processamento da localização das partes do corpo em tempo real, gerando uma animação com os pontos encontrados e sem nenhum tipo de tratamento. O resultado obtido com esta animação foi usado para extração de dados estatísticos. A reconstrução dos movimentos do ator não foi feita em tempo real, visto que os métodos utilizados para diminuir a instabilidade da animação são executados depois de ter todos os pontos estimados. Para o desenvolvimento do protótipo foi utilizado um microcomputador AMD Atlhon[TM]XP1800+ com 1.54Ghz de freqüência e 512Mb de memória RAM.