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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Diogo Cristofolini
Título: Protótipo de um Ambiente Virtual Tridimensional para Utilização no Cálculo de Impedimento de Jogadores de Futebol
 
Conclusão:
O estudo realizado demonstrou a utilização de uma biblioteca de desenvolvimento de jogos para reconstruir em um ambiente virtual tridimensional um lance de uma partida de futebol a partir de uma imagem estática. Com a reconstrução da cena em um ambiente virtual, é oferecida a possibilidade do usuário caminhar dentro da cena, explorando-a de vários pontos de vista, o que proporciona um melhor entendimento do lance. Também pode-se realizar medições entre dois pontos quaisquer do campo, e avaliar a condição de impedimento de determinado atacante.
Todos os objetivos inicialmente pré-estabelecidos foram alcançados, destacando-se o aperfeiçoamento no processo de calibração de câmeras e a geração da cena virtual tridimensional representando a imagem estática do lance da partida de futebol.
Pode-se citar como potenciais problemas que se apresentam a frente à continuidade deste trabalho, a complexidade do modelo matemático da segunda etapa do processo de calibração de câmeras, que irá ajustar os parâmetros da câmera calculados na primeira etapa que foi completamente implementada.