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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Alexandre Otto Strube
Título: Comparação entre as Bibliotecas Gráficas Direct3D e Opengl
 
Conclusão:
O trabalho cumpriu os seu objetivos, que eram os de exercer um estudo sobre as bibliotecas gráficas e exercer uma comparação entre elas. As bibliotecas gráficas permitem ao desenvolvedor abstrair-se de grande parte dos detalhes de programação de hardware 3D, bem como permitem que aplicações que fazem uso destas possam executar em ambientes sem hardware especializado para tal. Elas também permitem ao desenvolvedor abstrair-se da matemática envolvida nas operações de transformações geométricas tanto quanto nas complexas operações de texturização, iluminação e sombreamento, entre outras. A ferramenta Microsoft Visual C++ demonstrou-se adequada para a construção do protótipo, porém demonstrando certa complexidade não presente em produtos concorrentes, como o Borland C++. Sua estrita integração com o Windows auxiliou no desenvolvimento da aplicação. Seu nível de depuração, entretanto, poderia ser maior, ao menos avisando o programador sobre recursos e serviços requeridos do sistema e não devolvidos a ele. Os tópicos de ajuda cobertos pelo produto Microsoft Developer Network (Microsoft, 1998) abrangem todos os detalhes da programação Windows, sendo essencial para qualquer programador C++ que deseje aprofundar-se nesta plataforma. De pouca importância foi o livro de Holzner (1999), já que o Microsoft Developer Network supre todas as necessidades em termos de ajuda para o Microsoft Visual C++. O protótipo cumpriu seu objetivo de mostrar uma cena idêntica em ambas as bibliotecas, demonstrando assim as semelhanças e diferenças entre elas. Por tratar-se de um protótipo, ele possui certa instabilidade quando do uso simultâneo com outras aplicações que fazem uso do hardware 3D disponível no equipamento. Outra limitação é a pequena quantidade de elementos comparados entre as bibliotecas, e a capacidade de testar as diversas versões de cada uma das bibliotecas. Seria desejável também um módulo independente de biblioteca, capaz de carregar arquivos de malha oriundos de softwares de modelagem, como o 3D Studio, e demonstrá-los em ambas as bibliotecas. Como OpenGL é uma biblioteca do tipo immediate mode, isso foge ao escopo do trabalho. A principal contribuição deste trabalho para os desenvolvedores que desejam optar por uma das bibliotecas gráficas é a avaliação de qualidade, entretanto não esquecendo que esta avaliação só ocorreu com uma versão de Direct3D que não reflete o estado-da-arte nesta tecnologia simplesmente por não encontrar-se literatura disponível. Um desenvolvedor desejando por optar por uma das bibliotecas certamente terá este item em mente quando da opção de uma das bibliotecas.