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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Leonardo do Espírito Santo
Título: Aplicação para autoatendimento em estabelecimentos gastronômicos utilizando metodologia do Design Thinking
 
Conclusão:
Neste trabalho de conclusão de curso é apresentado o desenvolvimento de um
protótipo para autoatendimento em estabelecimentos gastronômicos, cujo objetivo geral foi
otimizar a operação de estabelecimentos gastronômicos de Blumenau. Este objetivo foi
cumprido com a disponibilização da aplicação para os clientes destes estabelecimentos,
conforme apresentado no capítulo 3.
Referente ao objetivo específico de disponibilizar aos estabelecimentos uma aplicação
em plataforma web, o objetivo foi cumprido com a implementação de uma aplicação em que
os estabelecimentos podem manter uma conta com as informações de seus produtos,
cardápios e mesas. Além disso é possível a visualização e gerenciamento das comandas
eferentes aos pedidos dos clientes, conforme mostra a operacionalidade da aplicação na
subseção 3.3.3.
O objetivo de disponibilizar aos clientes uma interface para dispositivos móveis foi
cumprido, porque uma aplicação móvel foi implementada para que os usuários possam
ealizar pedidos nos estabelecimentos cadastrados na aplicação. Nessa aplicação os usuários
conseguem visualizar todas as informações cadastradas pelos estabelecimentos. Além disso,
após realizar o pedido ao estabelecimento, os usuários podem solicitar ao estabelecimento o
pagamento do pedido que fizeram, conforme apresentado na subseção 3.3.3.
O objetivo exemplificar o Design Thinking no desenvolvimento das aplicações no
campo da computação também foi cumprido com a realização de uma oficina de Design
Thinking no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) da Universidade
Regional de Blumenau, conforme subseção 3.1.2. Essa oficina contou com a presença de 10
participantes e contribui para a definição e especificação dos requisitos levantados e
apresentados neste trabalho na seção 3.2. Além disso, pelo fato da metodologia de Design
Thinking se basear no design centrado no ser humano, os resultados alcançados com a oficina
colaboraram para que a avaliação de usabilidade da subseção 3.4.3 alcançasse resultados mais
completos.
Já o objetivo de modelar a relação entre os requisitos da aplicação e as práticas
consolidadas no design de interface com as heurísticas de Nielsen, pelo Método Relationship
of M3C with User Requirements and Usability and Communicability Assessment in
groupware (RURUCAg), possibilitou que fosse realizada uma avaliação de usabilidade das
aplicações disponibilizadas. Essa avaliação contou com perguntas baseadas nas heurísticas de Nielsen e requisitos da aplicação, conforme pode ser visto na subseção 3.4.3, e observa-se que
o objetivo foi cumprido conforme feedback positivos do usuários especialistas avaliadores.
A fundamentação teórica baseada no setor gastronômico foi importante para entender o
cenário atual deste setor na cidade de Blumenau e identificar que existe potencial para
explorar soluções de autoatendimento neste mercado. A fundamentação de Design Thinking
foi essencial para a compreensão do conceito e como as técnicas desta metodologia podem ser
aplicadas no campo da computação. Por fim, a fundamentação relacionada a usabilidade e o
método RURUCAg contribuiu para criar a base de conhecimento necessária para aplicação da
avaliação de usabilidade com os usuários especialistas.
Como contribuição acadêmica este trabalho colabora ao apresentar técnicas de Design
Thinking na concepção e desenvolvimento de uma aplicação no campo da computação. O
Design Thinking possibilita que a implementação seja mais focada em atividades que
entregam valor ao usuário e, além disso, contribui para identificar como os usuários gostariam
de interagir com a interface da aplicação. Por sua vez, o presente trabalho também contribui
academicamente ao apresentar o método RURUCAg, que pode ser utilizado em trabalhos que
queiram avaliar a experiência de usuário e a usabilidade de aplicações. Por fim, como
contribuição tecnológica, este trabalho coopera com a utilização das tecnologias React e React
Native no desenvolvimento das aplicações, se diferenciando os trabalhos correlatos que
utilizaram o framework Ionic ou que desenvolveram nativamente para as plataformas móveis.
Contudo, com base no feedback dos usuários e nas ideias sugeridas na oficina de
Design Thinking, foi possível identificar melhorias futuras a serem implementadas no
trabalho, com o objetivo de aperfeiçoá-lo. Estas melhorias são listadas na seção das extensões
a seguir.