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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Joan Gianesini Tridapalli
Título: Pensamento computacional e gamification: relato de um experimento na plataforma FURBOT
 
Conclusão:
O Furbot é um projeto que possui um grande potencial para permitir o desenvolvimento de habilidades em
Pensamento Computacional. O esforço realizado durante aproximadamente 10 anos permitiu a equipe do projeto acumular
um agregado de experiências que estão sendo totalizadas na atual versão do projeto. A experiência do no desenvolvimento
do presente trabalho em colaborar para a consecução dos objetivos maiores do projeto foi muito interessante,
particularmente pela interação que há entre as equipes do curso de Comunicação Social, por meio do laboratório
Republika e do Laboratório de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia, onde o Furbot está sendo construído.
Por meio da pesquisa sobre desenvolvimento de jogos, foi possível identificar que características os jogos
precisavam ter para abranger a faixa etária correta, juntamente com a pesquisa sobre Pensamento Computacional, para
que os objetivos dos jogos possam ao mesmo tempo entreter e educar as crianças. A expectativa, a partir do início das
oficinas na escola, o que deve ocorrer a partir de agosto de 2019, é que esta versão amplifique os resultados obtidos até o
momento. A experiência na migração da versão em Java para Unity também possibilitou a experimentação de uma nova
tecnologia, agregando conhecimentos além daqueles trabalhados durante a graduação.
Como este foi um projeto piloto, novas versões deverão ser desenvolvidas. Assim sugere-se:
a) criação de novos cenários, animações e objetos das fases;
b) melhorias na mecânica dos atuais minijogos e incremento na possibilidade de inclusão de novos minijogos;
c) desenvolvimento de uma versão que possibilite jogos em grupos de alunos;
d) possibilidade de alteração da estrutura da engine para permitir a atualização dos desafios de furbot a partir
de um servidor remoto.