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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Luan Ribeiro da Silva
Título: LIBRAR - CONCEITOS BÁSICOS DE LIBRAS USANDO REALIDADE AUMENTADA E REALIDADE VIRTUAL
 
Conclusão:
Este trabalho mostrou o desenvolvimento de um sistema para auxiliar no ensino de Libras utilizando Realidade Aumentada e Virtual. O objetivo de disponibilizar um sistema que ajude no ensino dos conceitos básicos de Libras foi atingido, de acordo com os testes realizados. O objetivo de disponibilizar uma mão 3D executando os sinais foi atingido, pois todos os módulos do sistema possuem esta característica. Os objetivos de disponibilizar jogos usando a Realidade Aumentada e Virtual foram atingidos com o segundo e terceiro módulo do sistema. Com os testes, comprovou-se também que o uso da Realidade Aumentada e Virtual tornou o sistema muito mais divertido e envolvente. As ferramentas usadas durante o desenvolvimento do sistema se mostraram adequadas para os fins que foram utilizadas. Os marcadores gerados pela ferramenta Brosvision (2013) foram muito bem detectados pelo Vuforia. O Blender facilitou muito a criação do esqueleto da mão sobre o molde. O Vuforia ficou responsável por toda a parte de Realidade Aumentada do sistema, tornando muito mais fácil a identificação dos marcadores e interação entre eles. O Google VR cuidou de toda a parte de Realidade Virtual no sistema, facilitando a seleção dos objetos virtuais com o movimento da cabeça. O Unity facilitou muito o desenvolvimento da ferramenta, principalmente com o motor de animação, onde possibilitou criar todas as animações dos sinais de Libras em cima da mão 3D. Também com o sistema de colisões, que facilitou muito para detectar a associação entre os marcadores. Por fim, este trabalho deixa uma contribuição social, pois o sistema desenvolvido pode ser usado para auxiliar no ensino dos conceitos básicos de Libras por professores ou até mesmos pelos próprios alunos. Os kits de marcadores e o HMD usados para o desenvolvimento deste trabalho encontram-se no laboratório LIFE da Universidade Regional de Blumenau com o intuito de serem utilizados para este fim. Quanto a contribuição científica, este trabalho deixa as soluções encontradas para trabalhar em um mesmo sistema com o Vuforia e Google VR. Também a forma como foi desenvolvido o esqueleto da mão 3D junto com as animações no Unity.