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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): João Paulo Machado
Título: ROBOTOY: APLICAÇÃO PARA PROGRAMAÇÃO E SIMULAÇÃO DE ROBÔS
 
Conclusão:
Sabe-se que no Brasil a educação enfrenta grandes desafios. Nessa perspectiva pedagógica, a robótica educacional, como mediadora da relação entre o professor e o aluno, auxilia no desenvolvimento da aprendizagem, por meio do compartilhamento de novas ideias e experiências. Neste sentido, a linguagem Robotoy consiste em um instrumento facilitador para o aluno na construção do seu conhecimento tecnológico. Diante disso, esse trabalho apresentou a integração em uma única ferramenta dos trabalhos desenvolvidos por Torrens (2014), Batista (2016) e Silva (2016), adicionando o recurso de entrada de comando por voz. Para tanto, optou-se por utilizar a Microsoft Speech Platform para a implementação do reconhecimento de voz, que demonstrou resultados melhores em ambientes com ruído em comparação a engine Julius. Na elaboração da gramática para o reconhecimento de voz, a especificação permitiu a estruturação das sentenças de forma similar à gramática elaborada por Torrens (2014). No entanto, apenas um subconjunto de comandos Robotoy são reconhecidos por voz. Foram selecionados apenas os comandos que possibilitam tanto o controle do ambiente de simulação como a programação física dos robôs similar a forma como as pessoas falam. Salienta-se que o comparativo entre os métodos de envio dos programas ao robô físico identificou lentidão no recurso de controle por voz devido à dificuldade na sincronização dos processos e o tempo necessário para comunicação Bluetooth com o robô Lego NXT. A partir dos resultados obtidos, pode-se concluir que o trabalho cumpre os objetivos propostos, pois fornece um ambiente para a elaboração de programas na linguagem Robotoy tanto para o ambiente simulado como para os robôs Lego Mindstorms NXT e Arduino. Acrescenta também a possibilidade de construir programas através de comando por voz, executando-os simultaneamente no simulador como no robô físico. Embora tenha sido constatada lentidão no processo de controle por voz dos robôs, a integração da ferramenta e a inclusão do reconhecimento por voz, como esperado, fornece usabilidade e estimula uma nova forma de interação.