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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Maria Gabriela Torrens
Título: Robotoy: ferramenta para uso de robótica no ensino de programação para crianças
 
Conclusão:
Atualmente, existem inúmeras metodologias de ensino capazes de desenvolver as habilidades cognitivas de uma criança, onde é possível abranger o ambiente da robótica educacional, que proporciona ao indivíduo uma aprendizagem lúdica e multidisciplinar, movida pela curiosidade que o ambiente desperta. Diante dessas características, decidiu-se elaborar uma linguagem em torno desse ambiente, que pudesse contribuir com o desenvolvimento de uma criança através da programação e automação de robôs.
Diante dos experimentos realizados, é possível dizer que o trabalho proposto cumpre os objetivos estabelecidos, pois fornece uma linguagem de programação, possui o robô LEGO Mindstorms implementado com a API leJOS e realiza a implantação de código nessa plataforma. Além disso, a ferramenta traz consigo duas características adicionais, uma delas viabiliza a integração com outros robôs, enquanto que a outra permite que o usuário possa montar o robô de sua preferência levando em consideração algumas restrições. A primeira característica aumenta as possibilidades de programação na ferramenta, pois apesar do kit LEGO Mindstorms ser mais aderente ao meio educacional, os preços não contribuem muito para a sua adoção, o que torna interessante a possibilidade de integração com outras plataformas, como o Arduino, por exemplo. Por sua vez, a segunda característica estimula a criatividade da criança, uma vez que não restringe a etapa de montagem proporcionada pelo kit à replicação de um modelo pré-determinado.
Inicialmente, a ideia era avaliar o desempenho da linguagem com crianças. No entanto, por indisponibilidade de tempo, não foi possível cumprir essa etapa. Embora os testes nesse sentido não tenham sido realizados, é possível dizer que a linguagem poderia ser utilizada por crianças pelo fato de assemelhar-se ao RoboMind. Considerando que as soluções para resolver o exercício do robô perdido na mina se assemelharam nas linguagens RoboMind e Robotoy, é possível dizer que os exercícios do RoboMind destinados a crianças do ensino fundamental (BENITTI et al., 2010b) poderiam ser replicados na linguagem Robotoy. Talvez o que impacte na receptividade das crianças em relação à ferramenta seja a interface visual, comparado ao RoboMind, o Robotoy possui uma interface consideravelmente simples. A existência de um simulador e de um editor de código mais elaborado são características que chamam a atenção. Portanto, seria necessário desenvolver melhor a interface da ferramenta antes de experimentar efetivamente com crianças.