Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Deivid Geovani SantAna
Título: CONTROLE POR VOZ UTILIZANDO A ENGINE JULIUS COM FALA CONTÍNUA
 
Conclusão:
Cada vez mais as pessoas realizam atividades utilizando aparelhos eletrônicos. Assim, são necessárias maneiras alternativas para manipulá-los, sendo o controle por voz uma solução viável e bastante desejada atualmente.
Neste sentido, este trabalho apresentou o desenvolvimento de uma aplicação para efetuar controle por voz com fala contínua de um robô Lego NXT. Para tanto, foi utilizada a engine Julius, que dá suporte para sistemas RAV, facilitando a implementação de soluções de reconhecimento e controle por voz. A gramática elaborada através do modelo de linguagem facilitou o reconhecimento. O modelo acústico utilizado foi o corpora criado pelo LaPS (KLAUTAU et al., 2012), que se mostrou adequado para a aplicação desenvolvida, não sendo necessária uma fase de treinamento. Foi definido um vocabulário independente de locutor e com o reconhecimento de sequências de palavras e não apenas palavras isoladas, permitindo alcançar os objetivos propostos.
A utilização da engine Julius juntamente com a API LapSAPI foram de grande valia para a conclusão desse trabalho, mostrando que a especificação e o reconhecimento por voz de uma linguagem, mesmo que restrita, é feita de forma simples. Ainda, as demais ferramentas utilizadas ajudaram para a finalização desse trabalho, sendo o Lego Digital Designer (LEGO GROUP, 2013) usado na especificação do esquema de montagem do robô, uma adaptação do JohnNXT proposto por Benedittelli (2008), e a biblioteca do LeJOS usada para a programação do Lego NXT.
A análise de dados se mostrou importante, uma para justificar o grau de confiança de 80% utilizado como filtro e outra para mostrar que a fonte de entrada de voz é muito importante, visto que nos primeiros testes desse trabalho se usou um microfone interno (embutido no notebook) e depois se optou por uma versão externa e um pouco mais robusta, aumentando assim o grau de confiança das sentenças.