Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Felippe A. M. Lopes do Prado
Título: SISTEMA MÓVEL DE INDICAÇÃO DE TRANSTORNOS MENTAIS UTILIZANDO A TÉCNICA DE RACIOCÍONIO BASEADO EM CASOS
 
Conclusão:
A utilização de sistemas de informação, desenvolvidos para atender as necessidades específicas na área da saúde mental, permite dar maior velocidade e concisão no encontro de uma solução aos pacientes atendidos diariamente e assegura uma forma de manter as consultas às informações necessárias. Com este ponto de vista, o presente trabalho propôs-se ao desenvolvimento de um aplicativo com o objetivo de ser capaz de auxiliar o especialista através de indicações de transtornos.
Os objetivos deste trabalho foram alcançados. As rotinas responsáveis pela indicação dos transtornos mais prováveis do aplicativo garantem que as indicações sejam rapidamente obtidas e sejam as mais concisas possíveis. O módulo de gerência de consultas que possibilita manter as informações dos casos já resolvidos, assim como o módulo de gerência de transtornos e módulo de gerência de pacientes facilitam a decisão do profissional. Com o uso dos princípios do TCBR possibilitou-se ter uma nova forma de pesquisa e indicação de transtornos sem restrições por parte de informações ou sintomas e onde a base de conhecimento está sendo sempre alimentada.
A linguagem Java foi utilizada como linguagem de programação para o desenvolvimento do sistema, com utilizações das bibliotecas JSON, kSOAP2, Axis2 e do framework jCOLIBRI2 em plataforma Android. Procedeu-se de modo a extrair as qualidades da linguagem e das bibliotecas utilizadas, para assim elaborar um sistema que atingisse os objetivos propostos.
De modo geral, este trabalho proporcionou aprendizado e um novo olhar sobre a área da saúde mental. Isto facilitou o desenvolvimento da solução, permitindo aplicar os conteúdos e conhecimentos adquiridos no decorrer do curso para se criar uma nova ferramenta para estes profissionais.
No decorrer do desenvolvimento foram encontradas e superadas algumas dificuldades. Pode-se citar a falta de conhecimento no desenvolvimento para plataforma Android, das bibliotecas do framework escolhido e no controle da comunicação. Com referência à comunicação, houve problemas com os pacotes JSON enviados entre o aplicativo e o web service, devido à instabilidade de rede e à capacidade do aplicativo de continuar rodando após um erro.