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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Marcos Harbs
Título: Motor para Jogos 2D utilizando HTML5
 
Conclusão:
Este trabalho apresentou o desenvolvimento de um motor de jogos utilizando HTML5 e Javascript, um editor web utilizando Java Server Faces e duas aplicações de teste (Tangram e Space Invaders).
O HTML5 é uma tecnologia recente e ainda continua em desenvolvimento, porém através deste trabalho ficou comprovado que, com o elemento canvas juntamente com a linguagem de programção Javascript, é possível desenvolver jogos e aplicações interativas.
Como nem todos os navegadores utilizam o mesmo motor Javascript e implementam a especificação do HTML5 da mesma maneira, acaba existindo diferença entre navegadores, principalmente no que diz respeito ao desempenho. Diante dos testes de desempenho feitos com a aplicação verificou-se que o navegador com melhor desempenho foi o Internet Explorer.
O desempenho do motor superou o proposto, conseguindo desenhar uma média de cem objetos e mantendo trinta quadros por segundo, lembrando que o esforço não é de apenas desenhar cem objetos, mas também de identificar e resolver as inúmeras colisões que estes objetos geram entre si a cada quadro. O desempenho foi ainda melhor quando os objetos não eram corpos rígidos e portanto não geram colisões, mantendo quarenta e cinco quadros por segundo.
Os objetivos propostos foram alcançados, mas para chegar a nível comercial e competir com os trabalhos correlatos ainda necessita de melhorias. A principal melhoria que deve ser feita para competir com os outros produtos é a de exportar o jogo para dispositivos móveis, já que hoje este mercado é um mercado muito procurado e em expansão. Além dos objetivos propostos ainda foram alcançados outros como a comunicação com o Kinect e joysticks. A integração com o Kinect necessita ser melhorada para conseguir uma melhor experiência do usuário com o jogo utilizando este sensor, explorando os recursos deste novo hardware para se ter interações diferentes no motor de jogos desenvolvido.
A arquitetura orientada a componentes do motor proposto se mostrou flexível e reutilizável, atingindo o objetivo proposto de construir um motor com baixo acoplamento entre as classes e permitir uma grande reusabilidade das funcionalidades criadas entre os objetos do jogo.
O editor web criado atingiu os objetivos propostos, porém ainda para utilizá-lo é necessário que o usuário receba algum treinamento e que tenha conhecimentos básico de programção e Javascript, sendo necessário melhorias de usabilidade para um usuário de outra área (sem conhecimento técnico) usá-lo.