Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Felipe Pilon
Título: Ferramenta de Auxílio a Tratamentos Fisioterapêutico utilizando o Kinect
 
Conclusão:
Avaliando os resultados e observando os aspectos computacionais da pesquisa, percebe-se que o uso do Kinect foi considerado fácil pela maior parte dos pacientes, pois a maioria relatou que o seu uso é de fácil execução. Quanto aos exercícios propostos também afirmaram que gostariam de usar o Kinect nos tratamentos em outras oportunidades.
Observando os pacientes durante os testes, pôde-se confirmar que, apesar de os movimentos do esqueleto mapeado pelo Kinect corresponderem bem aos movimentos realizados no mundo real pelos usuários, existe algumas melhorias que contribuiriam ainda mais no uso desse tipo de ferramenta na área da fisioterapia. A principal dificuldade encontrada com relação à precisão da leitura dos movimentos surge quando o usuário cruza dois membros ou quando membros do corpo de dois ou mais usuários se sobrepõe, isso fez com que alguns exercícios fossem descartados antes dos testes.
Outro problema que foi contornado de maneira provisória na ferramenta é o fato de pessoas com as mais diversificadas estaturas precisarem executar os mesmos exercícios. O módulo de calibragem desenvolvido na ferramenta foi à maneira mais fácil encontrada de resolver esse problema, tornando a ferramenta menos confortável, uma vez que pode ser considerado um obstáculo a mais para pacientes com dificuldades de locomoção, por exemplo.
A opção de usar comandos de voz para controlar a ferramenta também teve seu uso aprovado. Porém, existem locais onde ela não deve ser utilizada. Geralmente nestes locais existem ruídos externos, conversa paralela durante o uso da ferramenta ou são locais onde a fala reproduz eco, tudo isso, dificulta a interpretação das palavras pelo sistema de reconhecimento. Outra dificuldade está no fato de o reconhecimento de voz só funcionar no idioma inglês, visto que nem todos os usuários têm domínio deste idioma.
Todas as ferramentas utilizadas na construção da ferramenta, não apresentaram nenhuma limitação, destaque para o ambiente de desenvolvimento Visual Studio 2012, que supriu com tranquilidade a criação de todos os componentes utilizados no projeto, desde a especificação da ferramenta até os testes finais da mesma.
Os pacientes mostraram otimismo em relação ao uso deste tipo de recurso computacional nos seus respectivos tratamentos de reabilitação. Em sua maioria, relataram que se sentiram mais motivados na realização dos exercícios com o Kinect em comparação ao modelo de tratamento tradicional. E também demostraram interesse em utilizar a ferramenta novamente, em futuras oportunidades.
Por fim, levando em consideração os testes, principalmente os feitos utilizando pacientes reais, considerou-se a ferramenta, bem como o seu uso, positiva a tratamentos de reabilitação fisioterápicos. O sensor Kinect, mostrou-se hábil para uso em ferramentas voltadas à fisioterapia, apesar de ainda mostrar limitações devido à imprecisão em certos movimentos, como dito anteriormente.