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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Rangel Wilian Leithold
Título: Desenvolvimento da Aplicação para Gerenciamento de Vendas da Natura Baseado na Metodologia do CRM
 
Conclusão:
Neste trabalho foi proposto o desenvolvimento de uma aplicação para o gerenciamento de vendas para as consultoras da empresa Natura baseado em CRM. A aplicação permite que as consultoras gerenciem seus pedidos de consumidores de maneira ágil e simplificada, além de oferecer as vantagens da utilização de CRM através dos relatórios gráficos gerados com base no seu histórico de pedidos.
O objetivo principal e os objetivos específicos propostos para aplicação foram atingidos na sua totalidade. Todas as funcionalidades propostas foram implementadas e trouxeram melhorias nos processos de gestão de vendas. Com a aplicação desenvolvida as informações sobre os pedidos ficam organizadas e centralizadas evitando erros durante o processo.
Pode-se afirmar que boa parte do trabalho manual das consultoras agora é gerado automaticamente através da aplicação desenvolvida. Pode-se citar como exemplo a tarefa de coleta das informações de pedidos de vários consumidores em todas as revistas para agrupá-los e realizar o pedido a Natura, tarefa que agora é gerada automaticamente. A aplicação também disponibiliza os relatórios gráficos que auxiliam na identificação de oportunidades de vendas, como o da sazonalidade de produtos que permite a consultora ofertar produtos ideais aos consumidores no período certo do ano, funcionalidade que foi criada com base na metodologia de CRM.
A utilização da metodologia de CRM teve um papel importante neste trabalho, pois através das etapas definidas por Bretzke (2000), foi possível ter uma base para levantar as informações e fazer todo o planejamento da aplicação de maneira organizada. Também foi identificado que a utilização de gráficos para apresentação das informações facilitaria o entendimento das consultoras, não havendo a necessidade de conhecimentos avançados para a interpretação.
Além de atender os objetivos propostos e utilizar como base a metodologia de CRM, foi desenvolvido uma versão móbile para a aplicação com as funcionalidades de captação de pedidos e gerenciamento de consumidores. Isto permite maior mobilidade para as consultoras que podem atender seus consumidores em qualquer local e registrar seus pedidos diretamente no sistema evitando qualquer retrabalho ou incomodo nesta tarefa.
As tecnologias utilizadas para o desenvolvimento da aplicação que foram a linguagem de programação PHP e banco de dados MySQL são bem populares e isto facilitou a encontrar materiais de apoio como artigos, exemplos de código e documentação.
Uma das dificuldades que pode-se citar, é o desenvolvimento da versão móbile. Esta é uma tecnologia nova e que dificilmente encontra-se tutoriais ou documentação para pesquisa. Outro ponto é a falta de equipamentos para testes devido a grande diversidade de aparelhos smartphones. Desta forma, optou-se pelo desenvolvimento da versão móbile utilizando o PHP, assim qualquer dispositivo móvel que possua um navegador para internet pode acessar o sistema.
De modo geral, pode-se concluir que este trabalho proporcionou um imenso aprendizado sobre gestão de vendas, aplicação dos conceitos de CRM e a utilização de dispositivos móbile. Os resultados obtidos com a aplicação também foram bastante gratificantes. Receber elogios de usuários do sistema desde o primeiro contato, visualizar a facilidade na utilização e ainda saber que os resultados estão apenas iniciando, faz com que a empolgação e vontade de fazer novas ferramentas para agilizar processos aumentem ainda mais.