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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Filipe Albano Mattedi
Título: Aperfeiçoamento de Reações Comportamentais de Non-Player Character (NPC) no Jogo Doom
 
Conclusão:
O trabalho, em sua busca pela otimização do comportamento dos NPCs, conseguiu impor reações diferentes em situações iguais, diversificando a jogabilidade. Sendo a proposta do trabalho o aprimoramento do comportamento, a primeira noção de aprimoramento que foi concebida não foi verificada no trabalho, principalmente devido à não conclusão da rotina de fuga que fizesse o NPC sair do campo de visão do jogador para buscar abrigo.
O ambiente Linux exigiu um novo aprendizado, por ser um ambiente novo, e a configuração e familiarização com o sistema tomou tempo não previsto no cronograma. No entanto, essa parte do trabalho contribuiu fortemente com conhecimento sobre a funcionalidade e usabilidade do sistema operacional.
O código fonte do jogo, disponibilizado para o público, poderia ser melhor documentado. Fica evidente no código que o mesmo foi escrito por várias pessoas, e observam-se casos em que os desenvolvedores demonstram desconhecer a utilidade de certas linhas (vide apêndice A).
Todo o trabalho de pesquisa sobre inteligência artificial e jogos na proposta e neste trabalho agregou conhecimento tanto técnico quanto do mercado da área de jogos, e proveu uma nova maneira de avaliar oponentes controlados pelo jogador em jogos eletrônicos, devido ao conhecimento de quais as limitações atuais na IA para jogos.