Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Alexandre Feustel Baehr
Título: Aplicação da Técnica Análise SWOT no Auxílio à Tomada de Decisão para Pequenas e Médias Empresas do Vale do Itajaí
 
Conclusão:
A crescente competitividade e a evolução mercadológica proporcionam situações em que as empresas necessitam traçar suas estratégias. Com ações que visam uma avaliação, as organizações prevêem custos e potencializam suas qualidades, ao passo que procuram minimizar ou extinguir seus defeitos ou adversidades.
Nas micro e pequenas empresas a situação requer ainda maior atenção, devido a forte concorrência, as constantes mudanças e a sua grande flexibilidade. Num mercado extremamente competitivo, faz-se necessário disponibilizar mecanismos que permitam aprimorar a competitividade destas organizações e inseri-las num contexto vantajoso no mercado. A situação não é diferente no Vale do Itajaí-SC, a qual a imensa maioria é composta por empresas de pequeno porte, e, a maioria delas não dispõe de ferramentas que potencializam a competitividade e meios estratégicos que estejam prevenidos a constantes mudanças que o mercado hoje impõe.
O presente trabalho pretende colaborar na inclusão do planejamento estratégico de marketing na cultura organizacional das micro e pequenas empresas no Vale do Itajaí-SC, automatizando e desmistificando informações que inviabilizariam análises estratégicas, de forma que o próprio gerente, responsável pela área de marketing, ou o dono do negócio podem inserir itens que julguem importantes, avaliando essas informações, e, ao final, obter graficamente e descritivamente análises que auxiliam na formulação das estratégias.
Por ser desenvolvida em linguagem aberta, sua manutenção é facilitada, os custos muito baixos, e, por ser em plataforma web, as atualizações são menos dispendiosas e duram menor tempo, ao encontro da proposta de desmistificação voltadas ao planejamento estratégico, além de, facilitar as etapas da avaliação, proporcionando menor esforço e maior resultado.
A conclusão do trabalho foi além das expectativas, pois, fomentou toda a proposta inicial e houve tempo para a implementação de itens adicionais, aumentando o número de objetivos iniciais em relação a proposta. Os resultados efetivaram em maiores funcionalidades para a ferramenta, principalmente na função de análises, que são tanto específicas, voltada para a verificação de cada item, bem como a visão mais genérica, com a análise geral da organização e dos seus concorrentes.
Assim, o trabalho veio contribuir para ampliar os conhecimentos pessoais, principalmente no que diz respeito ao planejamento estratégico de marketing e suas técnicas, a qual, desconhecida, obtendo enriquecimento de conteúdo, assim como, a oportunidade de conhecer a realidade da região, no que diz respeito as pequenas organizações em números, importante para a conclusão deste trabalho e da ferramenta. Além disso, o aprofundamento na linguagem de programação e técnicas de exibição de janelas desconhecidas pôde contribuir para o conhecimento técnico necessário para a área da computação.