Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Adriano Cassaniga Petry
Título: Protótipo para Previsão do Mercado de Ações utilizando Bandas de Bollinger
 
Conclusão:
Este trabalho propôs o desenvolvimento de um protótipo para a previsão da tendência de determinada ação, utilizando para isso as BBs como principal parâmetro para designar uma tendência e RNAs para realizarem os treinamentos e obterem as previsões. Os resultados obtidos com o desenvolvimento deste protótipo foram satisfatórios, os requisitos propostos foram cumpridos, e assim o objetivo principal do trabalho foi alcançado.
A biblioteca WEKA, utilizada na implementação dos algoritmos MLP, LR e LVQ, foi de grande importância no trabalho, pois assim puderam ser feitas comparações de desempenho entre as RNAs, garantindo assim maior clareza e confiabilidade na conclusão dos resultados. Além disso, a implementação de gráficos utilizando a biblioteca ZedGraph, proporciona ao usuário uma visualização e interpretação melhor dos resultados.
Desta forma, o algoritmo LVQ obteve os melhores resultados com acertos nas previsões superiores a 50%, indicando a possibilidade de utilização inclusive como ferramenta auxiliar na tomada de decisões por parte dos investidores. Entretanto, o MLP obteve uma média de acertos inferior a 15%, além de ocupar um tempo elevado de processamento em comparação com o LVQ e LR. Isto demonstra que algoritmos com técnicas mais básicas como é o caso do MLP com backpropagation, não se mostraram eficientes, ao contrário de algoritmos com técnicas mais especializadas como o LVQ e LR.
Como limitação, o protótipo lista em seus resultados as previsões das tendências apenas em forma numérica. Assim, o usuário necessita interpretar estes números para definir se o protótipo está indicando compra, venda ou manutenção de tendência.
Por fim, apesar dos resultados divergentes entre as redes neurais, é possível utilizá-las como ferramentas para filtrar e eliminar padrões que afetam as decisões nas operações na bolsa de valores. Inclusive os resultados obtidos com o algoritmo LVQ, sugerem seu uso em operações reais, uma vez que as chances de sucesso ultrapassam os 50%.