Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Eduardo Coelho
Título: Mosaicos de Imagens Planares
 
Conclusão:
Este trabalho investigou como utilizar a informação contida em múltiplas imagens, as quais representam visões parciais de uma cena e que se sobrepõem, para gerar uma única imagem mais abrangente, denominada mosaico. Para tal, foi desenvolvido um software que permite a criação de mosaicos de imagens de forma interativa e incremental. Um ponto chave do trabalho desenvolvido _e permitir que sejam criados mosaicos de imagens de cenas arbitrárias, sem a necessidade de se utilizar câmeras fotográficas calibradas, bem como dispor de grandes recursos computacionais.
Para efetuar o registro das imagens, a escolha da função de transformação projetiva, em conjunto com a técnica de interpolação bilinear, mostrou-se a mais adequada para o contexto do trabalho, apresentando bons resultados e a um custo computacional reduzido.
Tal fato pode ser comprovado através dos resultados obtidos e justifica a utilização de tais técnicas pela maioria dos trabalhos relacionados a mosaicos de imagens presentes na literatura, os quais encontram-se no estado da arte dentro desta área de estudo.
Uma limitação da técnica de registro de imagens adotada _e a necessidade da intervenção do usuário durante as etapas de detecção e casamento de feições nas imagens de entrada. Embora isto seja necessário em determinadas situações, técnicas de registro de imagens automático têm sido estudadas recentemente pela comunidade científica e poderiam ser agregadas ao software desenvolvido, facilitando ainda mais a construção dos mosaicos de imagens, porém limitando o escopo das cenas a serem representadas. A implementação de um método automático de registro de imagens, conforme apresentado nas seções 2.1.2.1 e 2.1.2.2, envolve a utilização de diversas técnicas de processamento de imagens e, desta forma, necessita de um estudo específico nesta área.
Após registradas as imagens, a mesclagem das mesmas através da média ponderada propiciou uma suavização nas regiões de transição entre as imagens e, na maioria dos casos, conseguiu dar a impressão de que toda a cena _e composta por uma única imagem, atendendo ao propósito de um mosaico de imagens. Nos casos onde as diferenças radiométricas entre as imagens de entrada são muito acentuadas, constatou-se a necessidade da implementação de técnicas de mesclagem mais avançaadas, conforme apresentado em Bagli (2007) e Capel (2001).
Com relação ás técnicas e tecnologias utilizadas para o desenvolvimento do software, a linguagem de programação C++, em conjunto com as bibliotecas IUP (TECGRAF, 4.1 Trabalhos Futuros 96 2009c), CD (TECGRAF, 2009a) e IM (TECGRAF, 2009b) atenderam as expectativas do trabalho, permitindo que todos os requisitos elicitados fossem atendidos e que as operações executadas pelo software fossem realizadas em tempo satisfat_orio. A utilização do padrão de arquitetura MVC e o padrão de projeto Observer (GAMMA et al., 1994) possibilitou a construção de uma arquitetura de software separada em camadas com fraco acoplamento.
Isto permite que novas funcionalidades venham a ser agregadas ao software em trabalhos futuros.
As técnicas envolvidas na construção de mosaicos de imagens formam a base tecnológica de inúmeras aplicações nas áreas de computação gráfica e visão computacional.
O ato de aumentar o campo de visão de uma câmera fotográfica não é trivial e exige a aplicação de algoritmos de registro e de mesclagem de imagens. Estes algoritmos vêm sendo constantemente estudados pela comunidade científica e, consequentemente, podem ser incorporados ao trabalho desenvolvido, de forma que seja possível obter-se resultados ainda mais realistas.