Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Marlei Rute Gruchinski
Título: Protótipo de um Sistema Único de Identificação Pessoal Baseado em Tecnologia RFID
 
Conclusão:
Neste capítulo são analisados e discutidos os resultados e as dificuldades encontradas durante o desenvolvimento deste trabalho.
Apesar de já existirem alguns trabalhos publicados sobre a tecnologia de rádio freqüência, ela ainda é pouco conhecida pelas pessoas. Ainda existem muitos padrões a serem definidos quanto ao RFID. Como mostrado no desenvolvimento do trabalho, não existe uma forma única de armazenar as informações nas tags. Cada empresa que desenvolve e trabalha com esta tecnologia desenvolve sua própria forma, o que impede um avanço maior nesta área.
Esta falta de um padrão para desenvolvimento impediu que este trabalho fosse realizado da forma prevista inicialmente.
Conforme descrito no capítulo anterior, devido a problemas durante o desenvolvimento do trabalho, mais especificamente a falta de informações por parte da empresa que forneceu os equipamentos, um dos objetivos iniciais não pode ser atendido. Mas, para que o trabalho pudesse ser concluído e apresentado, a empresa WK Sistemas gentilmente cedeu os equipamentos que possuía, mas infelizmente os cartões por ela fornecidos não permitiam a gravação, pois vem de fábrica com identificador único. Isso fez com que a forma de pesquisar na base de dados sobre-se mudanças, passando a ser pelo identificador do cartão e não pelo CPF como previsto inicialmente. As conseqüências não foram somente estas, pois agora, para obter acesso a qualquer dado da pessoa, existe a necessidade da conexão com o banco de dados, diferentemente da forma inicialmente proposta.
Mesmo com a limitação imposta pela mudança, um objetivo foi atendido: conseguir unificar os documentos mais importantes em um só, diminuindo assim a quantia de papéis que precisam ser levados diariamente. E outro objetivo alcançado foi conseguir juntar a estes documentos outras informações que também são consideradas relevantes.
Um grande passo foi dado, pois, um levantamento inicial de informações importantes e foi feita uma estrutura inicial. Certamente não falta mais muito tempo para que este projeto que aqui foi apresentado, saia do papel e entre para a realidade de todas as pessoas. Para comprovar isso, há o exemplo do passaporte, que como foi mostrado no decorrer deste trabalho, já está migrando para uma versão digital, e usando inclusive a tecnologia que foi usada no SUIP, o RFID.
Apesar da questão segurança utilizando RFID ainda ser a geradora de grandes debates, a cada instante, surgem novidades sobre a tecnologia, ou seja, a qualquer momento pode surgir uma forma de armazenar os dados que traga mais segurança para todos. Apesar das dificuldades encontradas durante o desenvolvimento do trabalho e das mudanças que foram necessárias, fica provado que a proposta ou modelo inicial do SUIP é possível de ser realizado.
Por fim, este trabalho veio engrandecer e muito em termos de conhecimentos pessoais, não somente sobre a tecnologia aqui utilizada, mas no que diz respeito a superação de dificuldades, afinal, diante dos fatos ocorridos a persistência e a vontade de fazer acontecer, foram ingredientes fundamentais.