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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Jonathan Francesco Steilein
Título: Sistema de Indicação de Produtos através de Retenção de Conhecimento
 
Introdução:
No chamado atual paradigma da informação, prover e reter a informação, que já é considerado um bem da empresa, tem se tornado cada vez mais difícil. \\\\\\\\\\\\\\\'Neste sentido, as organizações têm investido intensamente em projetos que objetivam a criação, o controle e a disponibilização adequada da informação no ambiente de trabalho\\\\\\\\\\\\\\\' (RIOS, 2005, p.2). Segundo Cardoso e Gonçalves Filho (2001), a informação nas organizações é hoje um poderoso recurso, permitindo seu perfeito alinhamento estratégico por meio de constantes fluxos bidirecionais entre a empresa e o macro-ambiente, criando condições para que esta viabilize seus objetivos e cumpra sua missão corporativa. Em contra partida, segundo Weitzen (1991), é necessário haver discrepância entre asinformações essenciais e não essenciais para o negócio, onde criou-se atualmente uma sobrecarga de informações, e mesmo as informações úteis devem ser organizadas e apresentadas de forma sistemática para tal discernimento. Para Carvalho e Tavares (2001) a informação essencial é aquela que contribui diretamente para com o negócio da organização e circula, dentro dela, de forma limpa, sistematizada e racional. Ainda segundo Carvalho e Tavares (2001), assim como uma pessoa pode ter acesso a inúmeras informações, mas se não souber colocá-las em um contexto, interpretá-las e traduzilas em uma nova realidade, não estará gerando conhecimento, sendo assim necessário tal armazenamento e disseminação de informação em gerando conhecimento. Felipini (2002) define que \\\\\\\\\\\\\\\'[...] no chamado CRM o objetivo não é apenas conhecer melhor o cliente, mas principalmente, buscar de forma incessante o atendimento de suas necessidades de forma que a satisfação desse cliente se transforme em fidelidade à marca\\\\\\\\\\\\\\\'. Um meio de utilizar o CRM na Internet é através da consulta personalizada ao site, seja esta consulta com ou sem o cliente identificado pelo sistema, onde o marketing 1-1 (oneto-one), típico do CRM, deve ser aplicado. Agentes de interface enfatizam a autonomia e a aprendizagem para resolução das tarefas empregadas pelos seus proprietários. Essencialmente, os agentes de interface suportam e fornecem o auxílio pró-ativo a um usuário para aprende usar uma aplicação particular ou rotina em específico. O agente de interface observa as ações realizadas pelo usuário no estilo \\\\\\\\\\\\\\\'presta atenção sobre o ombro de seu usuário\\\\\\\\\\\\\\\', e sugerem maneiras melhores de fazer a tarefa (Jennings e Woodridge 1998). Baseando-se neste cenário, com a aplicação deste trabalho, foram identificadas as informações dos usuários, visitantes não \\\\\\\\\\\\\\\'logados\\\\\\\\\\\\\\\' ou clientes já \\\\\\\\\\\\\\\'logados\\\\\\\\\\\\\\\' da aplicação, para isto, no campo consulta do site na página principal, há o armazenamento na base de dados de todos os produtos consultados que constam cadastrados no sistema, ou seja, caso haja o produto na base de dados, este será armazenado como consultado, caso seja consultado pelo cliente identificado, esta consulta será armazenada também com sua identificação. Neste trabalho utilizou-se agentes de interface, o primeiro, que é chamado de Agente de Interface de Consulta (AIC), utilizará a base de consulta e a base das locações de todos os clientes para selecionar alguns produtos, para que após, estes possam ser exibidos quando a página for carregada pelo browser, exibindo assim os produtos com os parâmetros iguais aos mais consultados e locados pelos clientes, com isso simulando o CRM. Um usuário ao visitar um site buscando por qualquer tipo de informação ou serviço, defronta-se com a generalização de visitantes, generalização essa que não fornece qualquer tipo de personalização por parte do site para um usuário em específico. Para a solução deste problema de personalização, outro agente é utilizado, este chamado de Agente de Interface de Indicação (AII). Onde o usuário já cadastrado realiza o login na aplicação para identificar-se, ativando o AII. Este agente verifica os históricos de locações e consultas realizadas anteriormente pelo cliente, comunica-se com o AIC para saber quais os produtos indicados por ele, e indica produtos de acordo com seu perfil e que possam ser de sua preferência.