Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Daniel Dalcastagne
Título: Implementaçäo de uma Livraria Virtual Utilizando Agentes BDI Através da Linguagem Agentspeak(l)
 
Introdução:
Atualmente quatro paradigmas de programação são amplamente estudados e fortemente definidos no meio científico e acadêmico da ciência da computação: o paradigma imperativo que é baseado em comandos e procedimentos; o paradigma orientado a objetos que representa o mundo em classes que por sua vez são instanciadas na forma de objetos; o paradigma funcional que é baseado em funções e o paradigma lógico que é baseado em interferência lógica. Entretanto, segundo Wooldridge (1999, p. 27), no final da década de 90, uma nova maneira de conceber sistemas computacionais começou a ganhar representatividade. Estes sistemas são por sua vez formados por vários agentes autônomos, denominados Sistemas Multiagentes (SMA). Wooldridge (2002, p. 14) define um agente autônomo como um sistema computacional que está situado em um ambiente, e que é capaz de realizar ações autônomas para alcançar seus objetivos. Conforme proposto por Shoham (2003, p. 2), essa nova maneira conceitual de ver um sistema de software foi então denominada de programação orientada a agentes. Uma das principais linguagens que empregam o paradigma de programação orientada a agentes, em particular utilizando a arquitetura beliefs, desires e intentions (BDI), e que possibilita a implementação de softwares com as características mencionadas é a linguagem AgentSpeak(L), que possui a sintaxe baseada nos conceitos de programação em lógica (RAO, 1996, p. 2). Segundo Hübner, Bordini e Vieira (2004, p. 19), poucas aplicações foram desenvolvidas com AgentSpeak(L) até o momento, dado que a sua implementação prática é muito recente e ainda requer um trabalho mais aprofundado de experimentação para que se torne uma linguagem de programação de uso mais amplo. A tecnologia de sistemas multiagentes encontra-se num estágio ainda inicial, e há necessidade de se implementar sistemas com a finalidade de dar sustentação e fornecer parâmetros para construção de uma linguagem de programação que apresente características adequadas para agentes, permitindo sua utilização de forma eficiente e eficaz na construção de softwares. Levando-se em consideração a premissa acima, propõe-se neste trabalho um estudo de caso através da implementação de uma livraria virtual, detalhada em Padgham e Winikoff (2004) através da metodologia Prometheus e que se encontra parcialmente implementada através da linguagem de programação de agentes JACK (PADGHAM; WINIKOFF, 2004, p. 3). Uma das ferramentas que contemplam os requisitos necessários para realização deste trabalho é a ferramenta Jason (Java-based AgentSpeak interpreter used with SACI for multi-agent distribution Over the Net). Jason é interpretador multi-plataforma para a linguagem AgentSpeak(L). Com a intenção de analisar as potencialidades do interpretador Jason, no desenvolvimento de um sistema computacional semelhante à realidade da maioria dos aplicativos comerciais desenvolvidos na atualidade, e nortear novos trabalhos que venham a utilizar este paradigma, é que surge a idéia do desenvolvimento de um aplicativo “comercial”, utilizando uma modelagem baseada em agentes. A livraria consiste de um sistema web onde o usuário conta com recursos necessários para localizar, obter informações e comprar livros, contando ainda com atendimento personalizado, mantido através de um registro com suas preferências, entre outras opções.