Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Filipe Renaldi
Título: Genos - Protótipo de um Montador de Sistemas Operacionais para Sistemas Embarcados
 
Introdução:
Um sistema embarcado (SE) ´e um computador de prop´osito espec´?fico encapsulado no dispositivo o qual ele controla. O SE ´e projeto para fins bem espec´?ficos e executa tarefas pr´e-definidas (WIKIP´EDIA, 2006a). Estando presentes nos mais diversos objetos do cotidiano, os sistemas embarcados s˜ao encontrados em telefones celulares, televis˜oes, autom´oveis, brinquedos e tantos outros equipamentos de consumo, al´em de m´aquinas industriais, sistemas militares e m´edicos.
Por tratar-se de sistemas quase sempre de dimens˜oes reduzidas, os sistemas embarcados tendem a ter recursos (processamento, mem´oria, barramentos, perif´ericos) limitados, mas com o avan¸co tecnol´ogico da eletrˆonica, permitiu-se integrar um grande n´umero de componentes em um ´unico chip. Os System-on-a-Chip (SoC), como s˜ao conhecidos, tˆem em seu encapsulamento um computador completo: processador, mem´oria e perif´ericos. Um exemplo de SoC ´e o LPC2106, que ´e produzido pela Philips, e conta
com um processador ARM7TDMI-S e diversos dispositivos como mem´oria RAM, mem´oria flash, v´arias interfaces seriais, rel´ogio de tempo real, temporizadores, interface joint test action group (JTAG), entre outros (PHILIPS, 2003).
Com esta convergˆencia digital, o hardware vem se tornando mais complexo.Em mesmo grau, cresce a demanda de desenvolvimento de software para gerenciar tais recursos. ´E neste contexto que os sistemas operacionais s˜ao empregados, abstraindo os detalhes do hardware e criando uma interface mais simples para os programas de usu´ario (TANENBAUM, 2003).