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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Maristela Lúcia Floriani
Título: Organização e Integração de Disciplinas da Educação Básica do Conjunto Educacional Dr. Blumenau
 
Introdução:
O Conjunto Educacional Dr. Blumenau (CEDB) fundado em 1954, de acordo com Schmidt; Wagner; Butzke; Floriani (1998, p. 9), educandário particular localizado na cidade de Pomerode/SC, atende alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Inserida neste cenário, a disciplina de informática dá suporte às demais disciplinas curriculares, no uso do computador como uma ferramenta de ensino-aprendizagem, articulando o conteúdo programático da disciplina informática com o das outras disciplinas, tornando-se um elemento gerador da interdisciplinaridade, pela busca do trabalho em conjunto com os professores das demais disciplinas ou em aulas específicas de informática, conduzindo as atividades e projetos sugeridos bem como apresentando caminhos alternativos, sincronizados com a temática sugerida pelo Sistema Anglo de Ensino (SAE). O CEDB adota as apostilas do SAE para toda a educação básica (EB).
A ênfase deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) perpassa pela percepção de fronteiras muito rígidas entre as disciplinas, embora, o SAE, recomende a interdisciplinaridade, propondo inclusive que o professor de informática atue como coordenador de trabalhos interdisciplinares (CARVALHO; PIAZZI, 2003 p.69). Não se defende na prática interdisciplinar, uma unificação na qual se romperiam definitivamente as fronteiras disciplinares. De acordo com Soares (2004) a interdisciplinaridade não nega as especialidades e respeita o território de cada campo do conhecimento; o que se quer é superar a separação extrema entre as disciplinas, ou seja, a separação entre disciplinas do mesmo domínio e trabalhar o conhecimento através de interdependências, com os professores trabalhando conscientes de seus limites e acolhendo as contribuições de outras disciplinas.
Um dos grandes desafios na produção do conhecimento e na prática pedagógica do professor é o de efetivar um diálogo interdisciplinar que possibilite o planejamento das aulas para os professores atuarem em conjunto. As dificuldades para a concretização residem em um processo de formação que não estimula a interação dos diferentes campos de conhecimento e que perpassam o âmbito acadêmico ganhando novos contornos na atividade profissional.
O tema da pesquisa situa-se na área de Informática na Educação. O problema investigado tratou de como organizar e integrar as disciplinas da Educação Básica do CEDB. O objetivo foi desenvolver um sistema que permita aos professores do CEDB o acesso a informações sobre conteúdos programáticos, softwares educacionais, atividades das diversas disciplinas, projetos desenvolvidos e reservar horário no laboratório de informática, auxiliando assim o professor em sua prática pedagógica. O aplicativo permitirá ser um repositório com todas as informações referentes aos conteúdos programáticos das disciplinas naquele momento, favorecendo a interdisciplinaridade, pois o sistema desenvolvido se configura como um elo de ligação entre os diversos professores. O presente trabalho pretende ser uma estratégia promissora para ser aplicada aos desafios atuais dos ambientes educacionais que estão cada vez mais influenciados por tecnologias como a Internet.
Atualmente no CEDB não existe um sistema informatizado que permita consultar conteúdos programáticos, softwares educacionais, atividades das diversas disciplinas, projetos desenvolvidos, que conduzam a um planejamento de aulas dentro de uma abordagem interdisciplinar. Desta forma, ter-se-á a necessidade de criar a estrutura do aplicativo utilizando PHP como linguagem de programação, MySQL como banco de dados, sendo executado sobre a internet para facilitar o acesso ao aplicativo pelo professor, do local e horário que melhor lhe convir.
Este trabalho prretende contribuir de maneira significativa ao sugerir o planejamento de aulas de professores apoiados na organização e integração das disciplinas, favorecendo a interdisciplinaridade, e também o aluno pois sentir-se-á motivado ao perceber a conexão entre as disciplinas, possibilitando unir a teoria à prática. Este trabalho pretende ser uma estratégia promissora para reformular as relações entre professores e alunos e rever a relação da escola com o meio social, ao integrar os espaços de construção do conhecimento, ao revolucionar processos e ferramentas de ensino-aprendizagem, permitindo à escola um novo diálogo com os indivíduos e com o mundo.