Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Maristela Lúcia Floriani
Título: Organização e Integração de Disciplinas da Educação Básica do Conjunto Educacional Dr. Blumenau
 
Conclusão:
O aplicativo pode contribuir de maneira significativa tanto para professores, ao sugerir o planejamento de aulas apoiados na organização e integração das disciplinas, favorecendo a interdisciplinaridade, quanto aos alunos que poderão sentirem-se motivados ao perceber a conexão entre as disciplinas, com a possibilidade de unir a teoria à prática. Este trabalho pretende ser uma estratégia promissora ao reformular as relações entre professores e rever a relação da escola com o meio social, ao integrar os espaços de construção do conhecimento, ao revolucionar processos e ferramentas de ensino-aprendizagem, permitindo à escola um novo diálogo com os indivíduos e com o mundo.
Todas as funcionalidades predefinidas foram incorporadas ao sistema, permitindo ao administrador cadastrar professor, disciplina, série, turma, software, tipo de evento e gerar relatório de reservas do laboratório de informática, e ao professor gerenciar os conteúdos programáticos e eventos (atividades e projetos) das suas turmas, alterar sua senha, manter as reservas no laboratório de informática e possibilitar a integração das disciplinas através de um mecanismo de pesquisa, alcançando assim os objetivos previamente formulados.
No segundo semestre de 2004 utilizou-se experimentalmente o sistema no CEDB, sendo executado através da internet para facilitar o acesso ao aplicativo pelo professor, do local e horário que melhor lhe convir, sem os embaraços da instalação e configuração. Como características importantes implementadas no sistema encontra-se também a segurança através de senhas e hierarquia de serviços, a utilização de software livre e a compatibilidade com os browsers mais utilizados no mercado (Internet Explorer e Mozilla).
O sistema montado como está possibilita um trabalho interdisciplinar, já que, por exemplo, pode ser utilizado a qualquer tempo, oferece segurança para o usuário, a consulta é realizada com rapidez e existe facilidade de comunicação entre os professores.
Os primeiros resultados de sua utilização mostraram a simplicidade de operação do sistema e através do menu pesquisa efetivar um diálogo interdisciplinar possibilitando o planejamento das aulas onde os professores atuem em conjunto.
O trabalho foi bastante enriquecedor para a autora, embora em primeiro lugar seja um sistema informatizado para a organização e integração de disciplinas, também representa um esforço para reunir achados de duas linhas de conhecimento que começou a seguir nos últimos vinte e um anos. Uma linha a graduação no ano de 1983 como Tecnóloga em Processamento de Dados, e a outra a pós-graduação no ano de 1997 como especialista em Psicopedagogia.