Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Juliano José Depiné
Título: Ferramenta de Suporte ao Gerenciamento de Avaliações da Qualidade de Sistemas
 
Introdução:
A sociedade, por meio dos seus representantes, e por diversos mecanismos, exige cada vez mais compromisso social e moral das organizações. Empregos, impostos, respeito ao meio ambiente e uma postura ética diante dos empregados passa a fazer parte das exigências dos cidadãos-consumidores mais esclarecidos. Diversos tipos de selos identificam organizações que mantêm uma postura de respeito frente aos consumidores e faz com que, algumas vezes, seja ponto crucial na venda de seus produtos (INTHURN, 2001). A globalização da economia tem influenciado as empresas produtoras e prestadoras de serviços de software a alcançar o patamar de qualidade e produtividade internacional para enfrentarem a competitividade cada vez maior (ROCHA, MALDONADO, WEBER 2001, p. 09). Kaoru Ishikawa (1993 apud FERNANDES, 1995, p.30) afirma que a garantia da qualidade significa garantir a qualidade de um produto para que o consumidor possa comprá-lo com confiança e usá-lo por um longo período de tempo com satisfação e confiança.
A qualidade apresenta-se então como uma necessidade e não apenas como um mero modismo. Qualidade é tudo que alguém faz ao longo de um processo para garantir que um cliente, interno ou externo à organização, obtenha exatamente aquilo que deseja (INTHURN, 2001).
Segundo Rocha, Maldonado e Weber (2001, p. 73) no processo de desenvolvimento de software todos os erros são erros humanos e, apesar do uso dos melhores métodos de desenvolvimento, das melhores ferramentas de suporte e de pessoal treinado, os erros permanecem presentes nos diversos produtos de software produzidos e lançados no mercado. Sendo assim, a qualidade tornou-se de importância fundamental dentro das empresas deixando-as também mais competitivas. É notável que os requisitos de qualidade devem ser seguidos e alcançados pelas instituições.
A norma ISO/IEC 9126 surgiu como uma importante tentativa de consolidar as diferentes visões da qualidade em um modelo como norma internacional e apresenta um conjunto de características de qualidade aplicáveis a qualquer produto de software. Em 1994, foi publicada a ISO/IEC 12119 que trata da avaliação de pacotes de software, também conhecidos como \'software de prateleira\' (ROCHA, Maldonado, Weber, 2001).
Santos (2004, p.12) comenta que apesar da importância destas normas para a melhoria da qualidade de software, as mesmas possuem um alto grau de generalidade, ou seja, não foram desenvolvidas para a avaliação de softwares de áreas específicas. Isto faz com que, na avaliação da qualidade de um software, os resultados obtidos por diferentes avaliadores possam ser significativamente diferentes.
Este trabalho propõe-se a criar uma ferramenta para auxiliar o processo de avaliação de softwares. Foram analisados três trabalhos de conclusão de curso anteriores nesta linha de apoio à avaliação de software.
Sandri (1998) especificou e implementou uma ferramenta de apoio à avaliação da qualidade de pacotes baseados na Norma ISO/IEC 12119 aplicado numa empresa de desenvolvimento de software para construção civil. Utilizou o ambiente de desenvolvimento Delphi 4 e banco de dados Paradox 7.
Ferreira (2003) desenvolveu seu trabalho de conclusão de curso visando um estudo sobre as normas ISO/IEC 9126 e NBR ISO/IEC 12119 e propôs uma forma para a avaliação da qualidade de produtos de software baseado nestas normas. Utilizou alguns componentes da linguagem Delphi 5.0, componentes para tratamento da interface, impressão de dados, leitura e gravação. Por tratar-se de uma base de dados padrão, utilizou-se para gravação de arquivos, tabelas Paradox 7.0 Sugeriu para trabalhos futuros permitir realizar avaliações com diferentes avaliadores para comprovar a utilizabilidade e funcionalidade da ferramenta.
Santos (2004) implementou um software para avaliar sistemas de automação comercial, baseado nas normas ISO/IEC 9126 e NBR ISO/IEC 12119. Santos (2004) contemplou a implementação de um sistema utilizando o ambiente de desenvolvimento Delphi 7 e banco de dados Interbase 6.