Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Débora Willemann
Título: Avaliação da Qualidade de Pacotes de Softwares utilizando a Norma NBR ISO/IEC 12119
 
Introdução:
Atualmente qualquer ramo de atividade utiliza direta ou indiretamente algum produto de software. Assim, a maior parte da população estará cada vez mais dependente da utilização de computadores e conseqüentemente, de softwares para a execução do seu trabalho diário. Sendo assim a busca pela satisfação dos usuários de software é a procura pela qualidade do produto.
Segundo Storch (2000, p. 4), o principal desafio de muitas empresas é a diferenciação de seus produtos e serviços através da qualidade. E isto tem auxiliado estas empresas não só na manutenção de seus clientes, mas também na ampliação de sua participação no mercado.
A qualidade, portanto, tem sido a responsável pelo aumento no grau de competitividade de inúmeras empresas. No entanto, apesar das vantagens associadas a qualidade existe um grande caminho a percorrer no sentido de conscientizar as empresas nessas vantagens e das ações que devem ser executadas para alcançar a qualidade (STORCH, 2000).
Então, com o crescimento da competição por mercados e maior qualidade, surgiu a necessidade da tomada de normas e padrões da qualidade na produção de software.
A melhoria da qualidade de um produto de software, em geral, está atrelada a critérios pré-definidos. Neste sentido, criou-se normas da qualidade, que são estabelecidas por organismo internacional como a International Organization for Standartization (Organização Internacional de Normalização) – ISO.
“Todos os setores da sociedade atual estão preocupados com qualidade, seja de produtos ou serviços. Pessoas e organizações buscam fornecer e receber produtos e serviços de qualidade para manter-se competitivas.” (CORDENONZI, 1997).
De acordo com Cordenonzi (1997), “na indústria de software não é diferente, pois, frente ao aumento da competitividade e da complexidade dos novos softwares, bem como, dada a exigência dos usuários quanto à qualidade”, este trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de uma interface web (utilização através de software de navegação) para auxiliar na avaliação dos produtos de software.
Este trabalho se propôs a analisar uma das normas estabelecidas pela ISO, a ISO/IEC 12119 (Tecnologia da Informação – Pacotes de Software – Testes e Requisitos da Qualidade), que estabelece requisitos para pacotes de software e instruções de como testar um pacote de software com relação aos requisitos estabelecidos (NBR ISO/IEC 12119, 1998).
Sandri (1998) aplicou a referida Norma ISO/IEC 12119 que estabelece os requisitos da qualidade a serem observados em pacotes de software junto a uma empresa produtora de software para construção civil através de uma interface desktop (padrão Windows).
A norma ISO/IEC 12119, utilizada neste trabalho foi aplicada em forma de questionários através dos parâmetros definidos pela mesma. Através da elaboração do questionário, foi construído um software para auxiliar na avaliação de produtos de software, onde o questionário é o meio utilizado para verificar o grau em que o produto está em conformidade com os requisitos estabelecidos pela norma. Os resultados foram processados com a utilização de pesos para cada questão respondida, sendo apresentados em forma de relatórios.
Melhorias em relação ao trabalho desenvolvido por Sandri (1998) foram desenvolvidas, com a ampliação e melhoria na documentação para processo de avaliação, complementação do questionário, emissão de relatórios mais específicos e disponibilização do software desenvolvido em ambiente web. A aplicação do software desenvolvido foi realizada junto a empresa WK WK Sistemas de Computação Ltda em seus produtos comercializados.