Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Roberto Zapella
Título: Aplicação para Automação de uma Processadora de Cheque Pertocheck 502SM com Consulta de Restrição Comercial através do Microcomputador
 
Introdução:
Os estabelecimentos comerciais têm um grande interesse em adotar sistemas de automação comercial, pois este setor lida com uma grande variedade de itens. Isso torna fundamental ter sistemas que agilizem a administração para aumentar a produtividade e a competitividade (AutomaSoft, 2004).
Automatizar uma loja envolve uma série de fatores que começa pelo tamanho do estabelecimento, condição que influi na hora de determinar os melhores equipamentos e programas a serem adotados. As soluções diferem também quanto ao tipo de loja (auto-serviço e atendimento pessoal). Desta forma, existe uma série de fatores que determinam o tipo de solução mais adequado para essa ou aquela loja.
Além do fator competitividade, segundo AnJaraguá (2003), existe uma preocupação que está levando comerciantes a procurarem maneiras de diminuir o número de cheques sem fundos, sustados ou extraviados recebidos no mercado. De acordo com um levantamento da empresa SERASA S/A, no Brasil são passados cerca de 180 mil cheques sem fundos por dia. A instalação de sistemas de conferência de cheques em estabelecimentos comerciais, pode reduzir consideravelmente os prejuízos no caso de estarem sem fundos.
Dentro deste contexto e considerando que o autor trabalha em um estabelecimento comercial que utiliza uma processadora de cheques Pertochek, modelo que pode ser visto na Figura 1, que funciona de modo autônomo, com teclado próprio e modem interno e que realiza consultas de restrição comercial através do “Check Check Serviço de Proteção ao Crédito”, para posterior preenchimento do cheque, verificou-se que poderia ser agilizado o atendimento no caixa, caso a processadora de cheque que hoje funciona neste estabelecimento de modo autônomo, estivesse conectada a um microcomputador, utilizando um banco de dados com informações de cada cliente.
Figura 1 – Processadora de cheque Pertochek
Sendo assim, neste trabalho foi desenvolvido um aplicativo para agilizar o atendimento ao cliente. Este aplicativo deve ser instalado em um microcomputador conectado via porta serial à processadora de cheque e realiza consultas de informação de crédito junto a empresa Check Check. Além de atender o cliente mais rapidamente e oferecer a ele um serviço de qualidade, diminui para a empresa o recebimento de cheques sem fundos com a consulta de proteção ao crédito antes do preenchimento do cheque. Este aplicativo armazena um histórico das compras com cheques de cada cliente. O aplicativo, além do preenchimento básico que consiste em valor numérico, valor por extenso e data, deverá contemplar questões como o cruzamento do cheque, nome do beneficiário e cheque pré-datado.