Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Roberto Zapella
Título: Aplicação para Automação de uma Processadora de Cheque Pertocheck 502SM com Consulta de Restrição Comercial através do Microcomputador
 
Conclusão:
A necessidade de informações corretas e no momento correto faz com que, cada vez mais as empresas se informatizem, pois, a informática coloca a disposição do homem, ferramentas que, quando corretamente utilizadas, auxiliam na obtenção de resultados significativos.
Tendo-se em vista o objetivo geral deste trabalho, isto é, desenvolver um aplicativo que resultasse numa solução na área de sistemas de informação, mais explicitamente na área de automação comercial, integrando serviços e tecnologias proprietárias de empresas diferentes, pode-se observar na conclusão deste trabalho que esses objetivos foram alcançados. Esta integração de serviços no aplicativo tem sua importância voltada a um atendimento mais ágil por parte do usuário a seus clientes.
O fornecimento das DLL`s tanto por parte da Check Check como pela Perto, apresenta uma preocupação destas empresas que, apesar de desenvolverem suas soluções próprias, tem a visão de que hoje em dia, as soluções que elas oferecem não atendem a todas as necessidades e segmentos, permitindo uma abertura para integração de suas tecnologias com outros aplicativos.
O objetivo de estabelecer a conexão com a Check Check, serviço de proteção ao crédito através do aplicativo utilizando o protocolo TCP/IP foi atingido, utilizando-se de DLL’s fornecidas pela própria empresa.
O objetivo de realizar comunicação através da porta serial entre a processadora de cheques e o microcomputador só foi possível de ser atingido após aquisição de uma nova Eprom para a processadora de cheque em que a mesma permite habilitar a porta de comunicação. Teve-se também que adquirir um cabo serial específico para comunicação entre microcomputador e processadora de cheques e utilizar DLL’s fornecidas pelo fabricante para permitir a troca de mensagens.
A captura automática do número do banco, nº do cheque, nº da agência, da conta corrente e praça de compensação através da leitura do código CMC7 do cheque foi realizada com sucesso, visto que a processadora de cheque possuí um leitor deste tipo de código, evitando desta forma que o usuário digite estas informações, evitando erros de digitação e agilizando consequentemente o atendimento ao cliente.
Uma das dificuldades, que quase impossibilitou a realização deste trabalho, foi a de conseguir informações técnicas sobre as tecnologias proprietárias utilizadas.
Uma das limitações do aplicativo desenvolvido através deste trabalho é que ele permite o preenchimento de um único cheque por processo e a consulta realizada à Check Check é específica na modalidade CheckCheck+. Outra limitação é que a processadora de cheque utilizada tem que ser uma Pertocheck.