Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Eduardo Schatzmann
Título: Sistema de Informações Gerenciais da Área Comercial de uma Empresa Aplicando Data Warehouse
 
Introdução:
Com a rápida evolução e mudanças tecnológicas é de fundamental importância que os executivos tenham grande versatilidade em suas decisões, que devem estas, serem tomadas através de informações precisas e atualizadas. Diante de todo este cenário de evolução, a cada dia é gerado um grande volume de informações em todo mundo. Conforme Oliveira (1992), define-se informação como o dado trabalhado que permite ao executivo tomar decisões, e dado como qualquer elemento identificado em sua forma bruta, que por si só não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação. Para ser possível disponibilizar de forma ágil estas informações, faz-se necessário a utilização de equipamentos e principalmente sistemas eficazes no auxílio ao executivo.
As informações contidas nos sistemas das organizações não são mais somente para fins de controle e sim, se bem utilizadas, são um grande diferencial competitivo no mercado de hoje. De acordo com Dalfovo (2000), o uso eficaz da informação nas organizações passa a ser um patrimônio, que é considerado um fator chave para o sucesso das organizações.
Conforme Dalfovo (2001), a não utilização de informações como recursos estratégicos leva o executivo, muitas vezes, a administrar por impulsos ou baseado em modismos. Os Sistemas de Informação (SI) surgiram como uma forma de manter o executivo preparado com visão integrada de todas as áreas, isto sem gastar muito tempo ou requerer um conhecimento aprofundado de cada área. Sistemas de Informação normalmente lidam com poucos usuários por vez e os requisitos em termos de tempo de resposta não são críticos. No entanto, usualmente lidam com informações estratégicas, não antecipadas ou previstas, envolvendo grande volume de dados, referentes aos processos operacionais da empresa.
Os SI são tipos especializados de sistemas, utilizados de forma cada vez mais intensa por executivos e demais pessoas participantes de processos decisórios, no exercício de funções de planejamento, organização, direção e controle na gestão empresarial. Segundo Dalfovo (2001), pode ser definido SI como um conjunto de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback.
Cruz (1998), define Sistema de Informação Gerencial (SIG) como sendo o processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa, bem como proporcionam a sustentação administrativa para otimizar os resultados esperados. De acordo com Gonçalves (2002), os SI são a base para a construção de um Data Warehouse, mediante a necessidade de reunir informações de várias áreas da empresa, controladas por diferentes sistemas. O Data Warehouse é importante por prover agilidade e flexibilidade, visando atender as necessidades de consulta dos executivos.
Segundo Oliveira (1998), \'O Data Warehouse é um banco de dados que armazena dados sobre as operações da empresa (vendas, compras, finanças) extraídos de uma fonte única ou múltipla, e transforma-os em informações úteis, oferecendo um enfoque histórico, para permitir um suporte efetivo à decisão\'.
De acordo com Boni (1999), um dos mais importantes aspectos do projeto de um Data Warehouse é a questão da granularidade. A granularidade diz respeito ao nível de detalhe ou de resumo contido nas unidades de dados existentes no Data Warehouse. Quanto mais detalhe mais baixo o nível de granularidade. Quanto menos detalhe mais alto o nível de granularidade. Segundo Inmon (1997), quando a granularidade de um Data Warehouse é propriamente estabelecida, os demais aspectos do projeto e implementação fluem tranqüilamente; quando ela não é estabelecida todos os outros aspectos se complicam. O nível de granularidade afeta profundamente o volume de dados armazenados e o tipo de consulta que pode ser respondida pelo sistema.
Observando-se o Sistema Corporativo Sapiens, produto da Senior Sistemas Ltda. (Senior Sistemas, 2003a), de Blumenau (SC), especificamente da área comercial, verificou-se que o mesmo gera e armazena apenas os dados operacionais necessários ao funcionamento deste sistema. O Sistema Corporativo Sapiens propõe-se a integrar os departamentos de uma empresa numa só ferramenta. A utilização de um Data Warehouse na base de dados da área comercial permitirá que dados antes nunca relacionados possam ser agrupados, reunindo informações de cada uma das sub-áreas, sendo possível fornecer informações rápidas e confiáveis sobre o volume, fluxo e qualidade dos negócios da organização.
Visando uma maior agilidade na manipulação destas informações, aplicou-se conceitos de Data Warehouse, determinando o nível de granularidade, em um sistema de gestão corporativa já existente, no caso o Sistema Sapiens, possibilitando o desenvolvimento de um SIG visando agilizar as consultas e permitir confrontar informações para auxílio à tomada de decisões dos executivos da organização.
De acordo com a sugestão de continuidade do trabalho de conclusão de Gonçalves (2002), que desenvolveu um SIG baseado em Data Warehouse para a área de Administração de Recursos Humanos (RH), assim como a sugestão de continuidade de Strube (2001), que realizou um estudo de um caso real de migração de banco de dados de sistemas transacionais para Data Warehouse, este trabalho propõe-se portanto, a relacionar, armazenar e oferecer informações históricas do banco de dados operacional do Sistema Corporativo Sapiens. Todas estas informações que não podem ser facilmente obtidas na forma bruta em que estão armazenadas, serão transformadas em informações refinadas através do Data Warehouse.
Finalizando, este trabalho proposto estará inovando e diferenciando-se do trabalho de Gonçalves(2002) e de Strube (2001) porque as informações e bases operacionais são totalmente distintas. Será utilizado o ambiente Delphi para implementar as rotinas de alimentação do Data Warehouse que poderão ser agendadas para acontecer de acordo com a necessidade do usuário e todos os relatórios do SIG estarão disponíveis tanto para o sistema windows quanto na versão web. A metododologia de especificação e a implementação serão baseadas na metodologia baseada em dados, proposta por Inmon (1997). A metodologia de desenvolvimento de sistemas baseou-se na análise estruturada.