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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Charles Juttel Barni
Título: Aplicativo para Comércio Eletrônico Utilizando Datawebhouse
 
Introdução:
De acordo com Ean Brasil (2002), automação comercial consiste na informatização de todas as operações internas da empresa, bem como na integração desses processos internos com o mundo externo e até mesmo com os consumidores, além de contribuir decisivamente para que as empresas comerciais conquistem e mantenham a clientela e obtenham lucros adicionais. A automação comercial visa a racionalização dos processos, eliminação de tarefas que não agregam valor, minimização de erros, melhoria do atendimento e aproveitamento da informação. Como conseqüência a automação comercial confere maior produtividade e confiabilidade aos processos da empresa, propiciando-lhe claras vantagens competitivas. Em termos bem práticos, através da automação comercial o lojista pode obter lucros adicionais e cativar a clientela. Desta forma, para o desenvolvimento de iniciativas de comércio eletrônico, necessita-se uma preocupação mínima com os aspectos rotineiros de um negócio varejista qualquer, como atenção a logística e atendimento ao cliente. Com o enorme crescimento do e-commerce (Comércio Eletrônico), o Bussines-to-Bussines (B2B) e o Bussines-to-Consumer (B2C),os mesmos vem sendo adotados por várias empresas nos variados ramos de negócio. O B2B, é uma transação entre empresas, com objetivo de aumentar a eficiência da cadeia produtiva, com isso ocasionando uma troca de informações estratégicas e não podendo ser disponibilizadas livremente. Já o B2C, possui um público com diferentes intenções, além de ser um serviço adicional, cria-se e estreita-se um relacionamento com bons clientes, aumentando a conveniência do processo de compras. Ter uma estratégia bem definida de comércio eletrônico e criar condições para que a loja virtual realmente proporcione uma experiência de compra prazerosa e bem sucedida aos seus clientes no momento em que desejarem é um dos objetivos principais do B2C. Como pode-se fazer quase tudo no mundo virtual (comprar, vender, trocar informações, visualizar relatórios), a possibilidade de gerenciar informações correlatas a estes contratos a distância através de acesso a banco de dados via Web, está se tornando uma realidade. Uma das tecnologias atualmente disponíveis são as de programação via Internet, que fazem com que o Hiper Text Markup Language (HTML), transforme-se em algo mutante e totalmente dinâmico. O Personal Home Page Tools (PHP), que é uma tecnologia de scripts que rodam no servidor, é Server-side, ou seja, sua interpretação é feita integralmente pelo servidor, sendo apenas a resposta (output) enviada ao cliente. Assim a empresa difere das outras, estando disponível para o cliente durante 24 horas por dia, sete dias por semana, pois com o site, o cliente pode se comunicar a qualquer hora, fazer compras, pesquisar preços e ofertas. Na Internet, os dados são checados no banco de dados imediatamente e retornados ao usuário. Este por sua vez, quer encontrar algo que só a Internet possa oferecer, como por exemplo, a comodidade de fazer suas compras na hora em que desejar. Os recursos devem ser convenientes ao usuário, facilitar a sua vida, ou seja, devem prestar-lhe serviço e não dar-lhe um serviço. De acordo com Stange (2000), segurança, agilidade e facilidade são alguns dos benefícios que são oferecidos através do acesso a banco de dados via Web. Conforme Hartman (2000), um site freqüentado é uma calçada movimentada e com baixo custo. A empresa deve movimentar seu espaço na rede com o máximo possível de informações a respeito de sua atividade no mercado. A principal ferramenta para organizar as informações é o banco de dados. Porém, de acordo com Oliveira (1998), os bancos de dados que armazenam as transações diárias das empresas foram feitos para responder a questões simples, revelando dificuldade para responder as pesquisas que necessitam relacionar dados em diversas tabelas. Entre outras tecnologias existentes no mercado o Data Warehouse (DW) é uma que pode auxiliar nesta dificuldade. De acordo com Inmon (1997), um sistema de Data Warehouse é composto, entre outras ferramentas, de um banco de dados, para onde somente as informações necessárias para a tomada de decisões são carregadas, vindas de bancos operacionais. Como este novo banco de dados contém apenas as informações necessárias, as pesquisas feitas sobre ele são rápidas e podem responder a questões complexas. Para armazenar os dados no Data Warehouse a partir da Internet surgiu uma nova filosofia, o Data Webhouse. Segundo Kimball (2000), devido a grande expansão da Internet iniciou-se a necessidade de armazenar o perfil dos usuários da Internet, onde, trazer o perfil para o Data Warehouse significa trazer comportamentos para o Data Warehouse. A seqüência de cliques é potencialmente um registro do comportamento dos usuários e o objetivo do Data Webhouse é capturar, analisar e entender o comportamento dos usuários que clicam nos sites da Internet. Com a rápida evolução e mudanças tecnológicas, torna-se fundamental que as pessoas tenham grande rapidez nas suas decisões, sendo assim, precisam ter em mãos informações atuais e precisas. Para isso, as informações precisam ser correlacionadas de tal forma que as pessoas possam tomar decisões mais facilmente e trabalhar com cenários futuros. A utilização de Data Warehouse pode vir a facilitar as pessoas no processo decisório com a obtenção de dados e de conteúdos relevantes para as organizações das mais diversas áreas. Desta forma, observando-se o interesse do proprietário de uma loja, situada em Vidal Ramos - SC, optou-se em desenvolver aplicativos para a divulgação e comércio eletrônico dos produtos comercializados pela mesma (material de construção, móveis e eletrodomésticos). O aplicativo captura a seqüência de cliques de cada usuário, com objetivo de conhecer a trajetória das ações que conduziram a uma compra ou a um outro comportamento. Possibilita também a visualização de possíveis falhas no decorrer do processo de compra, assim como diversas outras informações sobre as vendas.