Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Fabiano Patrick Gonçalves
Título: Desenvolvimento de um Tutorial de Hidráulica Aplicado ao Curso de Agronomia Utilizando o Learning Space
 
Introdução:
Pode-se dizer que na educação o conceito mais importante é a aprendizagem. Ela ocorre quando o aluno, através de um tema explanado pelo professor, ou mesmo através de algum outro método de ensino, reestruture seus conceitos de forma que sua vida se altere devido ao conhecimento adquirido (Wilhelm, 1997). Com isso a utilização da informática na educação vem crescendo e ampliando seu raio de atuação. A produção e o uso do conhecimento técnico-científico em países de 3? mundo apontam para a necessidade de melhoria na capacitação tecnológica local, sem, no entanto privilegiar uma visão instrumental do conhecimento (Campos, 1994). As novas tecnologias estão permitindo a prática de métodos pedagógicos revolucionários mais adequados às características e potencialidades da inteligência humana. As pesquisas de ferramentas de software educacional voltaram-se para as questões pedagógicas, contando com a colaboração de especialistas em psicologia e educação, quando surgiram os Sistemas Tutoriais. Os tutoriais são como alguns softwares educacionais cuja idéia é permitir aprendizagem de alto nível e compreensão através da tutoria entre o sistema do professor e o sistema do aluno. A concepção destes sistemas é análoga às ajudas “on line” disponíveis, por exemplo, nos aplicativos (Viccari, 1998). Com a evolução das linguagens de programação para se adaptarem aos novos ambientes de hardware, começou uma nova concepção a nível de pesquisa de ferramentas de softwares, incluindo os softwares educacionais (Viccari, 1998). De acordo com Campos (1994), software educacional é um programa de computador desenvolvido para auxiliar as necessidades de alunos e professores no que concerne ao processo de ensino-aprendizagem. Desta forma é possível considerar que todos os programas podem ser usados para fins educacionais, porém, os mesmos necessitam utilizar uma metodologia adequada onde são ressalvados os aspectos educacionais, ou seja, devem ser contemplados os objetivos a nível de ensino-aprendizagem que o professor deseja atingir junto aos seus alunos. Sendo assim e de acordo com Nardonnasi (1999), surgiu o Learning Space, que é uma ferramenta com recursos completos de mídia e gerenciamento de conhecimento. Foi desenvolvido visando facilitar as empresas e instituições de ensino ao redor do mundo a desenvolver, gerenciar e oferecer treinamento e educação “on line” acompanhado por instrutor para seus funcionários e alunos através da Internet. Com base nestas informações esta proposta de Trabalho de Conclusão de Curso, propõe-se o desenvolvimento de um tutorial para a disciplina de Hidráulica, que utilizará o Learning Space como ferramenta de apoio para sua construção. Partiu-se da necessidade apresentada por um profissional agrônomo do curso de Agronomia na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC – Lages - SC) de construir um tutorial com a finalidade de ser uma ferramenta de apoio nas aulas práticas da disciplina de Hidráulica.