Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Fabrício José Reif
Título: Estudo do Padrão para Intercâmbio Eletrônico de Dados ebXML
 
Introdução:
A crescente necessidade das empresas para uma economia global aberta fez com que utilizassem a computação nos processos de negócios para prover algum tipo de intercâmbio de dados. Com o uso em larga escala da internet as transações comerciais encontraram um novo ambiente para se realizarem, resultando num mercado sem barreiras e fazendo com que as empresas estendessem suas operações, surgindo assim a necessidade de criar padrões para controlar e normatizar tais operações.
O método tradicional utilizado por estas empresas para a troca de informações eletrônicas é uma tecnologia conhecida como Eletronic Data Interchange (EDI), em português Intercâmbio Eletrônico de Dados.
A troca de informações de transação comercial por meio eletrônico, entre duas ou mais empresas, é conhecida como comércio eletrônico ou Electronic Commerce (e-Commerce). Os aplicativos de e-commerce incluem serviços ao consumidor via internet, sistemas de adminstração de relação com clientes através da web, aplicações de EDI, etc. Não importa o que está sendo vendido, o objetivo básico é obter algum tipo de mensagem/informação de uma empresa por outra empresa, de uma forma que signifique algo para ambas as partes. Esse conjunto de trocas, mais a troca de outras informações empresariais e organizacionais foi denominado de negócio eletrônico ou Electronic Business (e-Business). Os aplicativos e-business incluem (além dos aplicativos e-commerce), sistemas de Enterprise Resource Planning (ERP), marketing de relacionamento com os consumidores ou Customer Relationship Management (CRM), administração do conhecimento ou Knowledge Management (KM) e administração da cadeia de suprimentos ou Supply Chain Management (SCM). Tanto em aplicativos e-commerce ou quanto em aplicativos e-business o “e” significa substituir o papel, o trabalho humano pelo trabalho de computadores via redes eletrônicas.
O crescimento no uso da linguagem Extensible Markup Language (XML), em português Linguagem de Marcação Estendida, vem afetando todas as áreas da indústria de software, o que também vem ocorrendo com a implementação de aplicações EDI.
De acordo com Anderson et al. (2001), a XML irá cada vez mais ser a base para o intercâmbio, exibição, indexação de dados e assim por diante; ela encontrará seu caminho em quase qualquer aplicação e dispositivo. De telefones móveis a sistemas de entretenimento, de casas a sistemas de satélites, a marcação baseada em XML será usada para permitir comunicações limpas (mais simples de compreender do que em outros padrões de EDI) e eficientes.
Para pesquisar e identificar técnicas de utilização da XML de forma normatizada e que possa ser compreendida globalmente foi criado o padrão Electronic Business Extensible Markup language (ebXML). O ebXML é um novo conceito em intercâmbio eletrônico de dados de negócios, que utiliza tags XML para o formato das mensagens entre empresas.
Um novo padrão sempre causa agitação no mercado, e com ebXML não é diferente. Um estudo para verificar sua aplicabilidade e vantagens sobre os modelos de EDI’s existentes se torna necessária para as empresas que querem se manter atualizadas em relação ao mercado de intercâmbio eletrônico de dados.