Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Fabrício José Reif
Título: Estudo do Padrão para Intercâmbio Eletrônico de Dados ebXML
 
Conclusão:
O padrão ebXML se mostrou um framework poderoso para a realização de e-Business. Este padrão possui mecanismos para a descoberta de novos parceiros comerciais uma vantagem em relação ao EDI. A descoberta de novos parceiros é feita através de registros/repositórios e os acordos entre os parceiros através de CPP’s e CPA’s. Além disso, as mensagens trocadas estão no formato XML, onde as mensagens praticamente se descrevem a si própria, diferente das mensagens do padrão EDI.
Certamente cada vez mais o XML será utilizado por novas aplicações para o intercâmbio eletrônico de dados, porém, apenas a utilização do XML como formato das mensagens ou simplismente convertendo as mensagens EDI em XML não trará grandes vantagens em relação ao EDI tradicional, por isso, a utilização de padrões como ebXML se torna necessário.
O protótipo de registro ebXML desenvolvido apesar de possibilitar o envio e armazenamento de informações, apresenta limitações para informar e também para a descoberta das mesmas pelos parceiros comerciais, possibilitando apenas o descobrimento das organizações cadastradas no registro. Também não é implementado nenhum mecanismo de segurança, possibilitando que as informações possam manipuladas por qualquer usuário, inclusivo a de outros parceiros comerciais.
Por ser um padrão aberto e global para a realização de e-Business, os documentos de especificação são bastante extenso e demandam um grande tempo para o estudo, compreensão e desenvolvimento dos mesmos. Estes documentos definem diversas regras de negócio para diversas situações, que não foram possíveis de ser implementadas durante o tempo estipulado para o desenvolvimento do protótipo.
O armazenamento de documentos que descrevem os processos de negócio, CPP’s, CPA’s e outros documentos que facilitem o desenvolvimento de aplicações de e-Business utilizando o padrão ebXML, não podem ser enviadas pelas aplicações clientes, pois o web service LM não trata requisições SOAP com anexo (SOAPAttach), a maneira pelo qual seria enviado estes documentos.
Apesar do protótipo não ter atingido todos seus objetivos, o trabalho conseguiu demonstrar como o padrão ebXML está organizado para possibilitar a realização de e-Business, possibilitando que organizações interessadas no padrão ebXML possam ter uma idéia de como desenvolver sua própria aplicação de interação com um registro ebXML ou até mesmo desenvolver seu próprio registro.
A escolha da plataforma .Net para o desenvolvimento dos web services e o ambiente de desenvolvimento Visual Studio .Net, facilitou bastante o desenvolvimento do protótipo, pois a criação de web services nesta plataforma é de fácil implementação.