Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Marcos Silva Piazera
Título: Implementação de Estrutura de Entrada e Saída para o Ambiente de Programação FURBOL
 
Introdução:
Há algum tempo vem sendo desenvolvido no Departamento de Sistemas e Computação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), sob responsabilidade do professor José Roque Voltolini da Silva, o projeto FURBOL (ANDRE, 2000; ADRIANO, 2001; BIEGING, 2002; SILVA, 2002). Este projeto tem por objetivo construir um ambiente de programação com linguagem de programação própria totalmente em português. Ainda em fase de desenvolvimento, o FURBOL já implementa várias funcionalidades, entre estas, algumas de alto grau de complexidade como controle de processos concorrentes. Porém, ainda necessita de algumas funções básicas das quais um ambiente de programação não pode deixar de disponibilizar aos desenvolvedores, como as rotinas de entrada e saída.
O FURBOL necessita de rotinas de entrada e saída de dados para permitir a interação entre os programas e recursos externos.
Paralelamente, coordenado pelo professor Mauro Marcelo Mattos, vem sendo construído um simulador de uma CPU real chamado VXT (MATTOS; TAVARES; OLIVEIRA, 1997), que tem por objetivo construir uma ferramenta para utilização no ensino de arquitetura de computadores e sistemas operacionais, que permita a execução passo a passo de programas em linguagem de máquina, com detalhes de acesso a periféricos, interrupções entre outras características.
O domínio da geração de código através do FURBOL permitirá o desenvolvimento integrado de atividades utilizando o VXT para o estudo de conceitos de sistemas operacionais, arquitetura de computadores e linguagens de programação.
Este trabalho visa dar continuidade à implementação de recursos e funcionalidades para o ambiente de programação FURBOL e disponibilizar os códigos gerados neste ambiente para execução no VXT. Serão implementadas as rotinas de entrada e saída de dados.